Começou ontem (17), no Parque do Imigrante, a 12° Feira do Livro de Lajeado. Este ano com o tema “Com a voz, a mulher!”, a feira buscou tratar de assuntos como o empoderamento feminino, bem como a participação das mulheres na sociedade em busca de igualdade entre os gêneros. Tendo como patrona a escritora Nara Knaack e como casal de escritores homenageados, Gisela e Werner Schinke, a programação da feira conta com encontros de escritores, espetáculos teatrais e musicais, além das atividades que ocorrem de forma paralela ao evento. A feira é realizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e pelo Serviço Social do Comércio (SESC-RS).
Segundo Claudine Becker, Gerente de Cultura do SESC Lajeado, o horário da manhã e da tarde é focado nas crianças, já a programação noturna é mais adulta e conta com eventos como o show de Kelly Carvalho na noite de ontem. Na terça-feira (17), além da Solenidade de Abertura, a cantora estrelense trouxe o show “Mulheres!” e cantou apenas canções compostas ou interpretadas por mulheres. Durante toda a feira a temática do empoderamento feminino será destacada. No sábado de manhã o evento conta com uma Mesa Redonda que terá a participação de várias mulheres, de setores diferentes. Segundo Claudine, o tema é atual e necessário. “A ideia é de dar voz a todas essas mulheres. Existem várias coisas ainda que precisam ser discutidas” afirma.
A ideia de trazer Nara Knaack como patrona também partiu da ideia do protagonismo feminino na região. Nara é natural da cidade de Cruzeiro do Sul, e além de escritora já atuou também como professora. Em 1992, Nara lançou seu primeiro livro intitulado “Por minhas mãos”. “Quando pensamos na patrona, logo lembramos da grande escritora local que temos, a Nara. Ela trabalha tanto com o público infantil como com o público adulto.” lembra Claudine.
A 12º Feira do Livro de Lajeado segue até o domingo, dia 22. Todos os dias da feira tem entrada gratuita.









