12º Festival Contato acontece em São Carlos nesta semana

São Carlos recebe festival

Com o tema “todo dia é novo”, o evento apresenta atrações de diversas linguagens espalhadas pela cidade. Dentre os destaques, as bandas Tuyo, Bivolt e Giovani Cidreira, DJs no trem azul e videomapping

Desde a primeira edição, o Festival CONTATO propõe formas criativas de relacionamento com o espaço público em São Carlos, promovendo grandes encontros em plataformas de trem, praças e parques. Retomando essa motivação com uma boa dose de otimismo, o CONTATO chega à 12ª edição em formato híbrido, com programação artística presencial e ações de formação online.

O evento começou no dia 21 novembro e segue até o próximo domingo, 28, pulsando para toda a cidade uma mescla de música, audiovisual, artes cênicas, feira de economia solidária e oficinas formativas. A novidade desta edição é que parte das apresentações presenciais serão em plataformas móveis, que vão transitar pelas ruas e praças da cidade estimulando o encontro do público com a arte e valorizando o movimento.

Durante 8 dias, São Carlos receberá atividades como cinema, teatro, exibição de clipes e álbuns visuais rodando em um caminhão truck led e o famoso trenzinho azul são-carlense, que há muitos anos passeia com crianças e famílias, transitará pela cidade com público e DJs! Para fechar a programação, o espaço Oásis Eventos será ativado com shows musicais e feira de economia solidária. 

O 12º CONTATO também oferece 6 atividades formativas em plataforma online em que as temáticas giram em torno de conhecimentos aprimorados durante a pandemia, como oficina de receitas baianas com PANCs, de colagem e de escrita criativa. A seleção das oficinas aconteceu através de um chamamento público promovido pela página do festival nas redes sociais.

Desde a 8ª edição, a curadoria privilegia artistas e produções de mulheres e pessoas LGBTQIA+, e nesta edição traz nomes como Tuyo, trio curitibano de pop/folk, a rapper Bivolt, o baiano Giovani Cidreira, a jovem compositora Bebé, as DJs Anazu e Roze, e filmes como Os Últimos Românticos do Mundo e Baixo Centro. Com um compromisso pela programação cultural gratuita, a 12ª edição do CONTATO promete encontro, integração e movimento, além de muita arte e cultura!

12º CONTATO – Todo dia é novo!

Já faz parte da narrativa do CONTATO trazer um tema inspirador para cada edição. Em 2021, o festival propõe que “todo dia é novo” – frase da música Nebulosa do artista Giovani Cidreira -, transmitindo um gole de otimismo e esperança em tempos críticos que vivemos. “Uma provocação para levantar de manhã e se perguntar o que acontecerá de diferente nessa cidade, o que aprenderei, com quem vou me encontrar? Na programação, procuramos facilitar algumas dessas experiências – serão eventos espalhados pela cidade como acontecimentos fora da normalidade!”, conta Maithe Bertolini, coordenadora do Festival.

A identidade visual da edição foi desenvolvida pela artista local Ivy Zuanon e traz na proposta um deck de tarô com 12 cartas que levam mensagens do CONTATO para o mundo, fazendo referência também aos 12 anos de festival. Acompanhe o lançamento das cartas pelo instagram!

Desde o início, o festival CONTATO se tornou estímulo para frequentar a cidade e desenvolver projetos de arte, cultura, tecnologia e meio ambiente. Neste momento de retomada das restrições impostas pelos protocolos anti-covid19, o festival busca promover novas relações com a cidade a partir da arte e cultura. “Felizmente, deslumbramos um mês de novembro com menos restrições graças ao avanço da vacinação e poderemos estar juntes novamente. Queremos ser um sinal de um novo dia, de um novo ciclo”, inspira Maithe representando toda a equipe envolvida na realização do evento.

Sobre o Festival CONTATO

O CONTATO surgiu num momento de efervescência cultural motivado por políticas públicas. O projeto nasceu dentro da UFSCar, realizado por projetos de extensão, e tinha a característica de fazer a ponte entre o ensino e a comunidade, de acontecer dentro e fora dos muros universitários e que atendesse além da comunidade acadêmica.

Hoje, o evento cresceu e é coordenado pelo Instituto CONTATO, uma entidade voltada à produção, pesquisa e formação em produção cultural. Já passaram pelo Festival nomes importantes da música brasileira e internacional, como Emicida, Criolo, Tom Zé, Tulipa Ruiz, Karol Conká, Bomba Estéreo (Colômbia), Ana Tijoux (Chile), entre outros.

O 12º Festival CONTATO é realizado através dos prêmios ProAC LAB e Funarte Festivais de Música.

Festival CONTATO

Instagram

12º Festival CONTATO celebra a ocupação do espaço público com programação gratuita de 21 a 28 de novembro em São Carlos

SERVIÇOS DETALHADOS / PROGRAMAÇÃO COMPLETA

21 de novembro, domingo

Abertura – live no instagram @festivalcontato com a equipe

Horário: 16h20

22 de novembro, segunda

  • Oficina Comida Baiana com Panc’s

Local: ZOOM

Horário: 10h ao meio dia

Inscrições encerradas

23 de novembro, terça

  • Oficina “Caminhos compartilhados”

Local: ZOOM

Horário: 10h ao meio dia

Inscrições encerradas

  • Truck Led rodando pela cidade com exibição de álbuns visuais e videoclipes

Rotas: Rota 1 / Rota 2 / Rota 3 / Rota 4 

Horário: 12h às 16h

  • Cinema no bairro – INFANTIL

Local: A confirmar

Horário: 18h às 19h

Filmes: Mitos Indígenas em travessia (21′) / Clipes Owerá (11’53”) 

24 de novembro, quarta

  • Oficina “Antes que eu morra, escrevo porque preciso”

Local: ZOOM

Horário: 10h ao meio dia

Inscrições encerradas

  • Truck Led rodando pela cidade com exibição de álbuns visuais e videoclipes

Rotas: Rota 1 / Rota 2 / Rota 3 / Rota 4 

Horário: 12h às 18h

  • Cinema 

Local: ONOVOLAB – Rua Aquidabam, 1 – Centro, São Carlos

Horário: 19h às 21h

Filmes: Se o mundo girasse ao contrário / Baixo Centro / Os últimos românticos do mundo

25 de novembro, quinta

  • Jornada do MC – Oficina de Rima

Local: ZOOM

Horário: 10h ao meio dia

Inscrições encerradas

  • Truck Led rodando pela cidade com exibição de álbuns visuais e videoclipes

Rotas: Rota 1 / Rota 2 / Rota 3 / Rota 4 

Horário: 12h às 19h

  • Trem azul 

Ponto de concentração: Praça do Kartódromo – Av. Liberdade, 201-225 – Jardim Nova Santa Paula, São Carlos

Horário: 19h às 21h

DJ: DJ ROZE + Performance “Pode passar” com Retalho Coletivo

26 de novembro, sexta

  • Oficina “Colar o Agora”

Local: ZOOM

Horário: 10h ao meio dia

Inscrições encerradas

  • Oficina “Os Arquétipos do Tarô e as Poéticas do Corpo”

Local: ZOOM

Horário: 14h às 16h

Inscrições encerradas

  • Trem azul 

Ponto de concentração: Praça do Kartódromo – Av. Liberdade, 201-225 – Jardim Nova Santa Paula, São Carlos

Horário: 19h às 21h

DJ: DJ ANAZU + Performance “Pode passar” com Retalho Coletivo

27 de novembro, sábado

  • Shows

Local: Oásis Eventos – Rodovia Washington Luis – km 241,5 (acesso pela entrada da fazenda Embaré, saída 240)

Horário: a partir das 16h

Shows: Vini Maués, Eddu Porto, Bebé, Gio, Bivolt, Tuyo

  • feira de economia solidária
  • video mapping VJ ANI HAZE

28 de novembro, domingo

Tiragem para o inconsciente coletivo seguir mais consciente

Leitura de tarô com Réa Sílvia | Olhar Holístico

Local: live instagram @festivalcontato

Horário: 16h20

Para as atividades presenciais, é obrigatória a apresentação de carteirinha com as duas doses ou uma dose + teste negativo tipo PCR (realizado até 48h antes) ou antígeno (até 24h antes)