5 benefícios percebidos pelo trabalho remoto em tempos de pandemia

Imagens: Pixabay

A pandemia forçou muitos colaboradores a trabalharem de casa e o trabalho remoto passou a ser bastante popular para que muitas empresas continuassem suas operações e garantissem a segurança e saúde dos seus funcionários. 

 

Com isso, o trabalho remoto se provou bastante satisfatório e pode até mesmo mudar a forma como muitas empresas fazem a gestão de suas operações e colaboradores. 

 

Pensando nisso, trouxemos uma discussão sobre alguns benefícios percebidos pelo trabalho remoto em tempos de pandemia. Veja abaixo o que conseguimos entender deste novo cenário e que pode ser importante para a sua vida profissional.

 

1 – Qualidade de vida dos colaboradores

 

A qualidade de vida é, com toda certeza, um dos maiores benefícios do trabalho remoto que foi percebido durante a pandemia. Trabalhar de casa permite que o colaborador não se contamine pela energia estressante e cheia de pressão que costuma permear nos escritórios.

 

O ambiente de trabalho em casa é um pouco mais fácil de se controlar, uma vez que você não está rodeado de colegas de trabalho e é você quem dita as regras e organiza o seu lar.

 

Muito se pode fazer para diminuir o estresse no trabalho remoto, mas ele por si só já é diminuído com os benefícios que oferece e que nos falaremos mais abaixo.

 

2 – Produtividade e ganho de tempo

 

Ao trabalhar de casa você não precisa mais perder tempo no caminho de ida e volta ao trabalho, o que em alguns casos pode ser bem demorado e cansativo. 

 

O tempo também é controlado por você, que tem que trabalhar apenas por resultado e não para mostrar que está trabalhando. É você quem faz seu horário de almoço, determina quando precisa de uma pausa e pode discutir qual o melhor horário para uma reunião de equipe.

 

Com todos os fatores de tempo e espaço organizados, você acaba aumentando a sua concentração e, consequentemente, a sua produtividade. 

 

No trabalho remoto a quantidade de reuniões diminui, as interrupções são poucas e todos os colaboradores estão focados em conseguir alcançar os seus resultados sem que a empresa se prejudique.

 

Por isso, tudo que pode melhorar sua produtividade é testado pela empresa, escutando principalmente a sua opinião sobre o que é mais confortável para você produzir mais.

 

3 – Redução de custos 

 

O trabalho remoto dispensa a existência do espaço físico da empresa, já que cada trabalhador produz da sua casa. Por si só, essa já é uma grande redução, uma vez que a empresa não gasta com aluguel, energia e todos os outros custos relacionados.

 

O trabalhador provavelmente tem um custo maior, por passar mais tempo em casa, mas acaba economizando, por exemplo, com transporte, alimentação e vestuário. 

 

Com a economia da empresa, é possível que exista no futuro um benefício que ajude os funcionários nas despesas de casa, o que ainda vai ser muito compensador para a empresa.

 

Como a rotina do trabalhador muda, muitos gastos podem ser evitados e tudo vai depender de como essa rotina foi afetada pela pandemia. No geral, não há indícios que trabalhar de casa seja mais caro do que frequentar a empresa.

 

4 – Sustentabilidade e preservação do meio ambiente

 

Nós sabemos que os custos ambientais de manter uma empresa aberta podem ser altos, seja pela produção de lixo ou qualquer outro fator. Além disso, quanto mais os profissionais ficam em casa, menores são os números de:

 

  • Emissão de CO2
  • Poluição
  • Gasto de energia
  • Consumo de água
  • Construção em áreas naturais 
  • Lotação em transportes públicos
  • Carros nas ruas
  • Consumo desnecessário
  • Produção de plástico

 

5 – Inclusão profissional

 

Um dos pontos mais interessantes para as empresas foi a possibilidade de contratar profissionais de outras regiões para trabalharem nelas. Com o trabalho remoto e a conexão instantânea, é possível escolher os melhores profissionais do mercado, sem que haja dificuldade pela localização.

 

Com isso, muitos profissionais tiveram a oportunidade de começar a trabalhar em boas empresas e acabaram se salvando dos impactos econômicos da pandemia. Este foi um grande benefício do desenvolvimento do trabalho remoto, mesmo que inicialmente ele tenha sido forçado.

 

 

Como adotar o trabalho remoto na sua empresa

 

Com todos esses benefícios, muitas empresas começaram a pensar em uma maneira de adaptar o seu negócio para que mais profissionais possam colaborar sem que tenham que estar alocados em um espaço físico.

 

Muito se pode fazer para que isso aconteça e tudo está relacionado com a transformação digital na empresa. Por isso, vamos explicar um pouco sobre as práticas que podem ser adotadas para aumentar a quantidade de colaboradores em home office e ter sucesso com esse modelo.

 

Preocupar-se com o ambiente de trabalho do colaborador

 

A empresa deve se preocupar se o colaborador tem as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho remotamente e fornecer o que for necessário para garantir que ele exerça sua função. Isso inclui:

 

  • Acesso à internet
  • Computador
  • Workplace online
  • Espaço tranquilo para home office

 

Modelo de gestão à distância

 

É preciso que a empresa repense o seu modelo de gestão para que se obtenha toda a produtividade necessária para alcançar bons resultados. Por isso, a empresa deve ter:

 

  • Horários bem definidos
  • Boas práticas de convívio com pessoas da casa
  • Reuniões de acompanhamento
  • Sistema de pontos remoto
  • Prazos a serem cumpridos

 

Sistemas de recompensas e reconhecimento

 

O home office pode causar certa distração nos colaboradores inicialmente e é preciso encontrar maneiras de mantê-los focados e motivados.

 

Por isso, a empresa deve considerar elaborar um sistema de recompensa e reconhecimento para que eles tenham mais motivação para trabalhar.

 

Estas recompensas podem ser prêmios, bônus em dinheiro e até mesmo um day off. O ideal é analisar o que mais motiva a equipe a produzir cada vez mais.

 

 

Como estruturar o trabalho remoto

 

Depois de aplicar as dicas acima, é preciso que a empresa tenha uma estrutura online para conseguir funcionar remotamente. A construção de um site e de um workplace são essenciais para a gestão.

 

Para construir um workplace, a empresa precisa contratar um servidor de hospedagem de sites e comprar domínio com o nome da empresa para facilitar o acesso, tanto por clientes quanto por colaboradores.

 

Lembrando se você quiser comprar o seu: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

 

Comprar domínio é essencial para que o seu site tenha um espaço determinado que seja de fácil acesso. A única maneira de encontrar facilmente um site, seja pela busca ou pelo endereço correto é colocando o nome da empresa na hora de comprar o domínio, por exemplo: http://www.nomedaempresa.com.br.

 

Ao criar toda a sua estrutura online, a empresa possui espaço para trabalhar, armazenar arquivos e se desenvolver utilizando a infinidade de ferramentas disponíveis online para a gestão de um negócio.

 

Algumas das ferramentas mais comuns utilizadas por empresas para sustentarem a operação remota são:

 

  • Redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram)
  • Aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp, Telegram)
  • Apps de gestão de projetos (Trello, Wrike)
  • Ferramentas de análise de dados e relatórios (Microsoft Power BI)
  • Plataformas de reuniões (Zoom, Google Meet, Skype)

 

Conclusão

 

O modelo de trabalho remoto pode ser muito interessante para grande parte das empresas, mesmo que este seja adotado parcialmente, apenas com aqueles cargos que conseguem se manter assim.

 

Como você pôde observar, os custos de implementação do sistema de trabalho remoto não são alto, comparado ao custo de se manter um espaço físico. A maior prioridade deve ser a estrutura, comprar domínio e contratar hospedagem de sites, pois a sua empresa precisa se instalar online, já que tudo é feito remotamente.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre estes benefícios? Quais são outros benefícios que você consegue enxergar no trabalho home office? Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações com um amigo ou colega que possa se interessar por elas.