5 erros comuns que podem prejudicar a Areca-bambu, a palmeira-de-jardim

Uma Areca-bambu (Dypsis lutescens) em um ambiente interno moderno, colocada em um vaso decorativo. O espa

Embora a Areca-bambu (Chamaedorea elegans) seja uma planta resistente e fácil de cuidar, alguns erros podem comprometer seu desenvolvimento. Conheça os equívocos mais comuns e como evitá-los para manter sua planta sempre saudável.

1. Exposição excessiva ao sol

Essa palmeira prefere meia-sombra ou luz indireta. Quando exposta ao sol intenso, suas folhas podem ficar queimadas e amareladas. O ideal é cultivá-la em um local com iluminação filtrada, protegida do sol direto.

2. Rega inadequada

A rega excessiva da Areca-bambu pode causar o apodrecimento das raízes, enquanto a falta de água deixa a planta ressecada. O segredo é manter o solo levemente úmido, regando apenas quando a superfície estiver seca ao toque.

3. Falta de adubação

Sem os nutrientes adequados, a palmeira pode crescer lentamente e apresentar folhas amareladas. Utilize adubo rico em nitrogênio a cada dois meses para estimular o desenvolvimento saudável da planta.

4. Uso de solo inadequado

Um solo compacto e sem drenagem prejudica as raízes da Areca-bambu. Para evitar problemas, utilize um substrato leve, rico em matéria orgânica e com boa capacidade de escoamento da água.

5. Falta de controle de pragas

Cochonilhas e ácaros podem atacar a palmeira-de-jardim, enfraquecendo suas folhas. Para evitar infestações, faça inspeções regulares e utilize óleo de neem ou sabão neutro diluído em água ao primeiro sinal de pragas.

Evitando esses erros comuns com a planta, sua Areca-bambu crescerá saudável e bonita, trazendo mais verde e frescor ao ambiente.