80% de infectados por Covid acreditavam não ter tido contato com positivos; estudo foi realizado no interior de SP

Estudo realizado pelo Butantan

Mais de 80% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 em duas cidades do interior de São Paulo relataram, no momento do exame, não ter tido contato com casos positivos da doença. Essa é uma das conclusões da primeira fase do inquérito domiciliar do projeto Isolamento Inteligente, que está sendo realizado pelo Instituto Butantan em Batatais e Taquaritinga

O estudo, realizado com 1.867 moradores das duas cidades entre 29/5 e 5/6, também trouxe a informação que a maioria dos positivados não viajou recentemente (80% em Batatais e 76% em Taquaritinga). Esse indicador mostra que os contaminados se infectaram dentro das cidades, ou seja, mostra uma alta circulação do vírus em ambos municípios.

O SARS-CoV-2 pode ser transmitido por descuido em medidas preventivas, como uso correto das máscaras, álcool gel e distanciamento social, mas também por meio de pessoas que estão assintomáticas, ou seja, têm o vírus mas não apresentam sintomas.

Em Batatais, 95% das pessoas que foram testadas afirmaram não ter tido contato com casos confirmados de Covid-19 e 85% disseram não ter entrado em contato com casos suspeitos. Em Taquaritinga, os mesmos indicadores foram de 80% e 84%, respectivamente. Ao projetar a incidência de Covid-19 descoberta no inquérito domiciliar, é possível estimar que haja 1.171 infectados em Batatais (onde moram cerca de 63 mil pessoas) e 1.836 em Taquaritinga (que possui 57 mil habitantes).

O Isolamento Inteligente tem como objetivo mapear a transmissão local da Covid-19 por meio da testagem para detecção do novo coronavírus, contact tracing (rastreamento de casos positivos) e isolamento somente de quem estiver com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Para isso, o Butantan está realizando um inquérito domiciliar do tipo seriado em cerca de 2 mil residências em cada um dos municípios.

As duas cidades foram divididas em 11 regiões e, em cada região, 32 residências estão sendo sorteadas e visitadas por dois agentes de saúde. Todos os moradores, sem limite de idade, podem realizar o teste rápido de antígeno RT-PCR para detectar a presença do coronavírus. A cada 15 dias, um novo sorteio é realizado e novas casas são visitadas, em uma rotina que se repetirá por três meses.

O projeto Isolamento Inteligente é realizado pelo Butantan em parceria com a Prefeitura Municipal de Batatais e a Prefeitura Municipal de Taquaritinga.

Do Butantan.