Como apostar em eventos de música?
Você sabia que pode apostar em eventos de música? Entenda como funcionam as apostas nestes mercados.
A importância da música em nossas vidas está há muito identificada. Os acordes das canções acompanham a vida do ser humano em diferentes momentos, seja em trabalho ou simplesmente lazer.
A música é fundamental para escapar do estresse, por exemplo, sendo também uma ótima companhia para a realização de atividades rotineiras.
Molly Warren é mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado de Colorado e ele defende a ideia de que a música é uma grande aliada para as pessoas que enfrentam várias etapas de recuperação de traumas e luto. Este especialista indica que a música pode funcionar como calmante e um agente regulador de emoções.
Muitas pessoas não dispensam mesmo as típicas playlists. Existem algumas famosas e a evolução tem sido tal que algumas plataformas de música já associam estilos musicais e disponibilizam aos ouvintes as músicas favoritas de acordo com o perfil desejado e traçado.
A indústria da música está buscando se reinventar constantemente, mas não há memória de um movimento tão acentuado como agora. Porquê? Porque a indústria sofreu com o tempo de confinamento.
A paragem forçada, que foi motivada pela pandemia do coronavírus, acabou por permitir duas coisas: os músicos e a indústria conseguiram parar para repensar caminhos; e tem obrigado a apostar em novas formas de conexão com os fãs.
Agentes e músicos viram-se obrigados a criar shows caseiros que foram sendo transmitidos para o ambiente virtual, por exemplo.
Passaram a surgir também shows mais restritos, em ambientes controlados e para um grupo específico de consumidores em bares e salas fechadas.
Fortificação da ligação artista e fãs
Essas alterações provocaram uma fortificação da ligação dos artistas com os fãs.
A indústria musical tem conhecido um desenvolvimento tremendo nos últimos tempos na forma como os músicos agora criam interação com suas legiões de fãs.
Com os avanços tecnológicos são agora comuns as gravações ao vivo e shows com interação com a internet. O setor se adapta constantemente.
Os fãs passaram a ‘entrar’ nas casas dos artistas, a conhecer suas rotinas, angústias, medos, vitórias e momentos de felicidade.
Os artistas continuam a estar em patamares de lendas e figuras públicas. Só que as redes sociais, por exemplo, permitem que os fãs se sintam ainda mais próximos.
Os fãs sentem que a indústria da música caminha cada vez mais para um ambiente de autenticidade.
Festivais com renovações e preocupações
Uma das situações que está em frequente evolução na música são os festivais. Já lá vai o tempo em que os festivaleiros iam a um festival apenas para ouvir música.
Atualmente, um festival é um mundo de marketing onde marcas se associam à indústria da música, mas onde também cada vez mais causas sociais e humanas são levadas em conta.
Alguns festivais olham com preocupação para as mudanças climáticas ou biodiversidade, outros apontam para a inclusão social. As matérias são muitas, em setembro teve um musical sobre a história de Ayrton Senna em São Carlos.
Link:
Uma das grandes evoluções dos próximos anos estará mesmo ao nível da tecnologia e da bioacústica. Porque os fãs de música vão a estes shows para apreciar não apenas a performance dos músicos, mas para sentirem um verdadeiro espetáculo em todas as suas dimensões.
Atualmente são frequentes shows de pirotecnia durante as atuações ou projeções visuais e acústicas tremendas.
Por isso, é que os próximos anos serão ainda mais desafiadores para a indústria da música.
Música na ‘set list’ das casas de apostas
Acompanhando a evolução e constante desenvolvimento da música, tal como os fenômenos de popularidade que alguns shows acabam por ter, a música passou a fazer parte do leque de mercados nas melhores casas de apostas.
Nessa ‘set list’ existem muitos mercados onde é possível apostar e que envolvem música ou outras formas de entretenimento. E esses mercados estão em crescimento, como explicam sites especializados em casas de apostas.
As apostas no Festival da Canção, um show anual que acontece na Europa, vão ganhando popularidade. No Brasil, cada edição do programa é acompanhada com especial atenção pela comunidade apostadora, sempre atenta às boas cotações que este mercado oferece.
Como apostar no Festival da Canção?
Registrar apostas no festival ‘Eurovision’ é fácil. Quer seja um apostador entendido ou não em música, rapidamente consegue apostar e se divertir tentando ganhar dinheiro com prognósticos.
Nas melhores casas de apostas é possível apostar na canção vencedora do concurso, mas também é possível potenciar lucros com concorrentes que vão sendo eliminados.
Os odds no mercado do Festival da Canção são atrativos e quem arrisca prognósticos neste segmento acaba por enfrentar períodos de enorme diversão.
Esses mercados são possíveis em razão do formato do Festival da Canção na Europa, que é simples de entender.
Cada país pode concorrer com um candidato. Alguns países têm entrada direta na fase da gala final. Outras nações enfrentam a chamada semi-final.
Nas casas de apostas, cada país tem um odd. Cada apostador escolhe o favorito e registra o palpite, por um processo muito rápido nas chamadas apostas especiais de entretenimento.
O concurso musical é promovido pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) e, geralmente, salvo algum impedimento, o vencedor do ano anterior vai na gala e entrega o microfone premiado para a organização, que depois da votação o faz chegar nas mãos vencedoras.
O país vencedor também tem a seu encargo a realização da gala no ano seguinte, salvo raras exceções como no caso da Ucrânia que venceu em 2022, mas não acolhe a prova em 2023 por razões de segurança.
Para apostar no Festival da Canção é necessário ainda perceber a lógica da votação neste festival.
Os países não podem votar no seu candidato. Por exemplo, a Espanha não consegue votar no candidato espanhol.
É uma forma encontrada pela organização para que países com maior população não tirem vantagem para outros mais pequenos.
Cada nação tem direito a dar 12 pontos à canção favorita, 10 à segunda e de oito a um ponto às suas terceira e décima canções preferidas.
O Festival da Canção na Europa é um momento de união de várias culturas que encontram na arte musical uma forma de difundir o seu modo de estar e pensar o mundo.
Mas existem outros festivais muito carismáticos a nível mundial além do Festival da ‘Eurovision’.
Na memória coletiva estão vários festivais que marcaram uma época como Woodstock Festival, Lollapalooza ou Glastonbury, dentre outros, que fizeram muita gente pular e cantar.
Mas esses festivais estavam inseridos em um contexto específico, já que nos dias de hoje é necessário atender a outras circunstâncias, ainda que o aspecto do show total nunca possa ser colocado de parte e existe desde sempre.
É que se antes os fãs iam aos festivais para sentirem o ambiente de festa e união, atualmente eles prezam muito mais que a ‘arquitetura sonora’.
Seja pop, rock, eletrônica, ou qualquer outro gênero, os fãs procuram ambientes agradáveis e que gerem memórias impactantes para suas vidas.