A região da Vila Nery precisa de uma UPA

No governo do ex-prefeito Oswaldo Barba havia um projeto de se construir uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na Vila Nery. Pelo que me recordo daquela época, a UPA seria na região do Balão do Bonde em terreno público e, certamente, configuraria um grande acerto daquela gestão.

Segundo consta, o projeto da UPA nasceu do meio do governo para frente e existia uma articulação para se conseguir recursos no Governo Federal para a construção, depois o município teria que arcar com o custeio do equipamento. Entretanto, Barba foi derrotado por Altomani que fez um governo fraco e a UPA não saiu do papel.

Recentemente, um leitor deste portal entrou em contato comigo para pedir que a Prefeitura construísse uma UPA nessa região, alegando  que as pessoas de bairros como a Vila Nery, Fagá, Buritis, São Carlos 8, Munique, Astolpho Luís do Prado e outros são obrigados, sobretudo no período noturno, a correr para a Vila Prado ou Santa Felícia em busca de atendimento urgente.

A construção da UPA na Vila Nery atenderia esse filão de pessoas que necessita do equipamento, bem como fecharia o cinturão de UPAs que ficaria com o Aracy, Vila Prado, Santa Felícia e Vila Nery.

Todavia, parece que planejar não tem sido o forte deste Governo Municipal. Até hoje, ninguém da área da saúde tocou neste assunto, por sinal, a saúde na cidade tem problemas gravíssimos e poucas soluções são encontradas, apesar de muito discurso e gente se achando a dona da bola.

Pensar numa UPA para atender à população da Vila Nery e toda a macrorregião é algo que teria que ser parte do café da manhã de quem faz gestão em saúde na cidade, porém sabemos que não é.

Fica aqui, portanto, a sugestão para o próximo prefeito ou candidato que queira ter algum projeto consistente na área: uma UPA na Vila Nery seria de grande valia para uma boa parcela da população que hoje se sente desguarnecida.

E se falarem que não há dinheiro para o custeio, por favor, vamos trabalhar direito que podemos encontrar essa verba. Atender ao povo bem, nunca é demais.

Renato Chimirri