O novo acelerador substituirá o equipamento atualmente em uso e possibilitará a aplicação de novas técnicas de tratamento, alinhadas às melhores práticas adotadas nos grandes centros oncológicos do mundo
Nesta terça-feira (10), por volta das 10h, a Santa Casa de São Carlos receberá o novo acelerador linear de última geração, um dos equipamentos mais modernos do mundo no combate ao câncer, destinado pelo Governo Federal. O equipamento chegará à instituição em dois caminhões lacrados, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para o transporte desse tipo de tecnologia.
O recurso corresponde à conquista obtida em dezembro de 2024, quando a Santa Casa foi contemplada pelo Governo Federal com o equipamento, considerado um dos mais avançados atualmente disponíveis. O novo acelerador linear permite a realização de radioterapia de forma extremamente precisa e segura, atingindo exclusivamente as células tumorais e preservando os tecidos saudáveis ao redor, o que reduz efeitos colaterais e amplia a eficácia do tratamento.
A chegada do acelerador representa uma grande conquista para a saúde de São Carlos e de toda a região, resultado de um planejamento cuidadoso e de um trabalho técnico detalhado, pensado para garantir a continuidade do cuidado aos pacientes oncológicos durante todo o processo de transição.
Novo acelerador substitui antigo equipamento
O novo acelerador substituirá o equipamento atualmente em uso e possibilitará a aplicação de novas técnicas de tratamento, alinhadas às melhores práticas adotadas nos grandes centros oncológicos do mundo. A troca, no entanto, exige uma série de etapas técnicas e regulatórias, incluindo a desmontagem do equipamento antigo, adequações estruturais, instalação do novo aparelho, testes rigorosos de qualidade, dosimetria (comissionamento) e autorizações de órgãos como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), a SENEN e a Vigilância Sanitária.
Durante esse período, haverá uma suspensão temporária dos atendimentos de radioterapia na Santa Casa, prevista para o final de fevereiro, com início do processo de retirada do equipamento atual no começo de março. Ainda assim, todo o processo foi cuidadosamente planejado para que nenhum paciente fique sem atendimento.
De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação da Santa Casa, Dr. Flávio Guimarães, a instituição estruturou toda a logística necessária para garantir assistência integral aos pacientes. “Tudo foi pensado com muito cuidado. Sabemos da importância desse serviço e, por isso, organizamos toda a transição para que os pacientes continuem sendo atendidos. Durante esse período, eles estão sendo referenciados para Araraquara e, se necessário, também para Jaú e Ribeirão Preto. Todo o transporte, os agendamentos e o suporte de ida e volta estão sendo organizados e custeados pela Santa Casa. Nenhum paciente ficará desassistido”, afirma.
Os pacientes impactados pela suspensão temporária já estão sendo comunicados individualmente, e aqueles que estão em tratamento terão a continuidade garantida por meio da rede de referência, com acompanhamento da equipe da instituição.
O provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior, destacou a importância do investimento e agradeceu ao Governo Federal. “Essa é uma conquista histórica para a Santa Casa, para São Carlos e para toda a região. Receber um acelerador linear de última geração, com o que há de mais moderno no mundo, é resultado de muito trabalho e planejamento. Agradecemos ao Governo Federal por esse investimento fundamental, que fortalece o SUS e amplia o acesso a tratamentos oncológicos mais modernos, eficazes e seguros”, ressalta.
Leia mais: Há uma família em luto, uma dor sem tamanho
