ACISC e Defesa Civil oferecem curso de Voluntário da Brigada de Emergência do Comércio

Comércio no Centro de São Carlos

O objetivo é preparar os lojistas e funcionários para atuarem em situações emergenciais

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) em parceria com a Defesa Civil, vai oferecer o curso: “Voluntário da Brigada de Emergência do Comércio”, que será iniciado no dia 05 de outubro no auditório da associação a partir das 19h. O objetivo da iniciativa que é gratuita, é preparar as pessoas que trabalham na área central para atuarem em situações emergenciais, em especial de riscos de enchentes.

O presidente da ACISC, José Fernando Domingues, o Zelão, ressalta que esse é o momento para que os comerciantes se unam e estejam preparados para enfrentar qualquer situação de emergência. “A associação está sempre à disposição para apoiar o setor comercial, portanto estamos unindo forças com os órgãos municipais apoiando todas as ações de capacitação”.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, é necessário tomar atitudes proativas em regiões especificas, fornecendo informações necessárias ao cidadão para sua proteção e das pessoas e animais que se encontram nas imediações destes locais. “O curso vai auxiliar no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros, além de Instrumentalizar os participantes do a procederem de forma segura, garantindo sua segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco”, disse Caballero.

O curso será realizado duas vezes por semana, das 19h às 20h45, nos dias 05, 07 e 13 de outubro, sendo ministrado pela Defesa Civil, no dia 14 de outubro pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, nos dias 19, 21 e 26 de outubro, pelo Corpo de Bombeiros, e no dia 28 de outubro, o curso será encerrado pela Policia Militar. As Aulas teóricas serão realizadas na ACISC e as aulas práticas no Corpo de Bombeiros.

Ao final do curso, o participante receberá um certificado caso tenha 75% de presença e ganhará um colete e boné da Defesa Civil.