O aeroporto de São Carlos é internacional e necessita de melhorias
O secretário de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo, Lucas Ferraz, foi recebido na tarde desta quarta-feira (01/08), no Paço Municipal, pelos secretários municipais de Governo, Netto Donato e Luís Antonio Panone de Desenvolvimento Econômico onde o assunto foi aeroporto de São Carlos.
O secretário de Estado esteve em São Carlos para participar do “Encontro Desenvolvimento Regional, Relações Internacionais e o Aeroporto de São Carlos” com a participação também do CEO da concessionária do aeroporto de São Carlos, Cel. Marcel Moure.
Lucas Ferraz apresentou aos secretários de São Carlos o Programa de Internacionalização e Aumento da Inserção do Estado na cidade e que tem o aeroporto de São Carlos como peça fundamental.
Segundo o secretário estadual Lucas Ferraz, São Carlos tem suas demandas que podem de alguma formar ser endereçada pelo Governo Paulista em termos de diálogo e peso do Estado nas conversas. “Foi colocado aqui a questão do aeroporto de São Carlos que é internacional, mas ainda carente de uma infraestrutura aduaneira para que a operações possam fluir de uma maneira corrente. Temos ainda a chamada aduana spot que vem sob demanda quando há pousos que precisam destes serviços e a questão do Porto Seco, algo que pode fazer a diferença aqui para a região em termos de aumento de comércio e estamos disponíveis para poder ajudar”, detalhou o secretário estadual Lucas Ferraz.
O secretário estadual, ressaltou ainda, que existe uma agenda de promoção comercial e atração de investimentos que tem tudo a ver com a vocação de São Carlos. “Uma cidade industrializada, com várias universidades, com importantes centros de pesquisa como a Embrapa, vocação tecnológica e a nossa ideia é exatamente escutar as pessoas, autoridades locais e ver como podemos criar sinergias entre estado e município”, finalizou Lucas Ferraz.
Netto Donato, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, garantiu que a Prefeitura sabe da importância desse aeroporto de São Carlos, principalmente para buscar novos recursos. Estamos à disposição do Governo do Estado para trabalharmos para deixar o nosso aeroporto cada vez melhor tanto na área alfandegária, como comercial e de infraestrutura”.
Reinauguração do aeroporto de São Carlos
O Governo do Estado reinaugurou em 16 de março, o aeroporto de São Carlos batizado de Mario Pereira Lopes. A Rede Voa, concessionária responsável pela administração e operação do aeroporto de São Carlos, garantiu que já foram investidos R$ 1,2 milhão em benfeitorias para a recuperação das áreas alfandegária, comercial e de infraestrutura.
Marcel Gomes Moure, presidente da Rede Voa, disse que as obras do aeroporto de São Carlos contemplaram a revitalização do terminal de passageiros, a implantação do PAPI (sistema de auxílio visual à navegação aérea), recuperação do pátio alfandegado e o projeto de implantação e aprovação da estação de telecomunicação (EPTA). “Além disso, todo o local passou por manutenção para atender especificamente o Centro de Manutenção da LATAM. Vamos investir R$ 14 milhões no aeroporto de São Carlos ao longo dos 30 anos de concessão”, garantiu Moure.
O diretor geral da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Milton Persoli, participou da reinauguração e falou da modernização e fiscalização do sistema. “O objetivo da ARTESP é garantir excelência na prestação de serviços de transporte aos paulistas. Aplicaremos nossa expertise, que vem sendo capaz de atrair investimentos da iniciativa privada nas rodovias, também na modernização do sistema aeroportuário estadual”.
Netto Donato, secretário de Governo, representou o prefeito Airton Garcia na solenidade e falou da importância da modernização do sistema aeroportuário em São Carlos. “Sabemos da importância desse aeroporto de São Carlos, principalmente para atrairmos novos investimentos. Já marcamos uma reunião com a diretoria da Rede Voa para discutirmos a questão de voos comerciais. Queremos que o município ofereça voos de passageiros, porém de forma definitiva e para isso é preciso planejamento, é preciso um estudo das características do município”, pontuou o secretário de Governo de São Carlos.
Leia mais: Concurso Público UFSCar oferece 41 vagas de emprego