Agendamento on-line de vacinas: filas continuam e sistema fica sobrecarregado, relatam usuários

Fila na unidade

Munícipes que foram tomar a primeira ou a segunda dose da vacina contra a COVID-19 relatam problemas no primeiro dia com agendamento on-line do procedimento. Um usuário que foi até o Posto da Santa Felícia neste sábado, 4, contou que logo pela manhã haviam filas grandes, tanto de primeira, como de segunda dose. “Muitos não agendaram, pois não sabiam que isso era possível. Estão orientando quem não agendou a ir para casa e agendar ou ficar na fila pra ver se sobram vacina. A Prefeitura poderia deixar um funcionário com computador para ir agendado para quem não tem horário, não é? Deveriam divulgar melhor, foi tudo em cima da hora, como é comum neste governo”, criticou.

Abaixo a nota sobre o agendamento que publicamos ontem, 3, e que foi enviada pela Prefeitura de São Carlos:

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já está disponível no o agendamento eletrônico para a vacinação contra a COVID-19. O sistema entrou no ar na tarde desta sexta-feira (03/09) pelo site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila. Inicialmente é necessário fazer um cadastro, registrar uma senha, para depois acessar as opções de data, horário e locais para receber a imunização. Uma mensagem será enviada para o e-mail do usuário confirmando o agendamento. Se a pessoa não tiver o cartão SUS, pode fazer agendamento assim mesmo.

A Secretaria de Saúde vai realizar plantões de vacinação neste sábado (04/09), na segunda-feira (06/09), decretado ponto facultativo no município e na terça-feira (07/09), feriado de 7 de setembro. O agendamento já está válido para essas datas.

Para os próximos três dias podem fazer o agendamento jovens com 13 anos ou mais e as pessoas que precisam tomar a segunda dose da ASTRAZENECA, CORONAVAC e PFIZER.

As pessoas poderão agendar a vacinação nas seguintes unidades fixas: saúde (UBS’s) do Azulville, Santa Felícia, Cidade Aracy, Redenção, São José, na Unidade de Saúde da Família (USF) Arnon de Melo/Angelina e nos postos volantes da FESC, na Vila Nery e do Shopping Iguatemi. O horário de vacinação será das 8h às 14h. Estão disponíveis 400 vagas por local por dia de plantão. Durante o agendamento o sistema repassa todas as informações de cada unidade. Os postos volantes da FESC e do Shopping Iguatemi, por exemplo, somente estarão aplicando as vacinas ASTRAZENECA e CORONAVAC.

Nenhuma vacina será antecipada, o Departamento de Vigilância em Saúde vai seguir a data que consta na carteira de vacinação para aplicação da segunda dose.

“Estamos iniciando o sistema de agendamento online e, se necessário, novos ajustes serão realizados. Alertamos que para a primeira dose é necessário fazer o cadastro no Vacinaja.  Todos os documentos continuam sendo exigidos. Pedimos para que a população colabore e utilize o sistema para podermos reduzir o tempo de espera e evitar longas filas”, disse Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial lembrando que após o feriado o sistema vai disponibilizar todas as demais unidades já utilizadas para vacinação.

DISTRITOS – Neste sábado (04/09) também será realizado plantão de vacinação contra a COVID-19 nas unidades fixas de saúde dos distritos de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, das 9h às 13h. Serão distribuídas 160 senhas por unidade para primeira e segunda dose. Para os distritos não é possível, por enquanto, fazer o agendamento.

CADASTRO – CADASTRO – Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório.

Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o Termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.

Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.