Airton começará a fazer diálise e confirma que se prepara para transplante de rim

Airton fará diálise

O prefeito Airton Garcia confirmou na noite desta terça, 19, que está se preparando para fazer o transplante de rim que necessita. Airton também informou que dará início ao procedimento de diálise, o que, segundo ele, configura uma espécie de preparação para o procedimento pelo qual irá se submeter em breve. “Nesta semana, eu me preparo para uma nova fase do tratamento médico que, como muitos de vocês sabem, eu já realizo há meses. Começarei minha diálise, que é uma preparação para o meu futuro transplante de rim, tudo seguindo o cronograma médico desde o início”, afirmou.

Segundo o prefeito, ele não se afastará da suas funções. “Em termos de trabalho nada muda: continuo todas as minhas funções de prefeito, despachando e fazendo reuniões – alguns dias de casa, nos demais dias no gabinete. Assim como muitas pessoas que passam pelo mesmo tratamento, sigo trabalhando. Eu e minha família agradecemos imensamente todas as demonstrações de apoio e carinho que estamos recebendo neste momento”, ressaltou.

O que é diálise peritoneal?

É uma opção de tratamento através do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio. É uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais. O espaço entre esses órgãos é a cavidade peritoneal. Um líquido de diálise é colocado na cavidade e drenado, através de um cateter (tubo flexível biocompatível).

O cateter é permanente e indolor, implantado por meio de uma pequena cirurgia no abdômen. A solução de diálise é infundida e permanece por um determinado tempo na cavidade peritoneal, e depois drenada. A solução entra em contato com o sangue e isso permite que as substâncias que estão acumuladas no sangue como ureia, creatinina e potássio sejam removidas, bem como o excesso de líquido que não está sendo eliminado pelo rim.