Airton explica quais são as etapas que São Carlos precisa passar para conseguir verbas contras as enchentes vindas do Governo Federal

Airton esteve em Brasília para pleitear verbas contra as enchentes

Do Facebook do prefeito Airton Garcia:

Levamos para Brasília, diretamente para o Ministério do Desenvolvimento Regional do Brasil, sem etapas intermediárias, o pedido de ajuda para recuperar São Carlos das consequências das últimas chuvas. O ministro Gustavo Canuto foi muito receptivo, solícito e solidário e declarou diversas vezes a disposição do Governo Federal para ajudar: “Aqui o Governo Federal está disposto a ajudar, vai ajudar, com certeza, mas existe um rito que é necessário que seja cumprido em respeito ao dinheiro público”. E explico mais sobre esses “ritos”.

O primeiro passo é conseguir o RECONHECIMENTO FEDERAL da situação de emergência do município (que leva poucos dias para ser reconhecido, até porque é incontestável, inclusive mostramos 6 minutos de imagens para eles da enchente). A segunda etapa é o PEDIDO DE RESTABELECIMENTO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS, que é destinado a recuperar vias destruídas, por exemplo. Também é uma etapa que leva apenas alguns dias.

 

O terceiro passo é o PEDIDO DE RECONSTRUÇÃO, em que pleiteamos recursos para recuperação de estruturas mais complexas e cuja análise pode levar algumas semanas. O ministro recomendou que nos documentos complementares solicitados nos concentremos no muito essencial, para que a análise do Governo Federal possa acontecer o mais rápido possível. Apresentamos ainda alguns projetos para obras mais simples que possam amenizar as consequências de chuvas futuras. Todo esse processo tem sido feito com transparência para a nossa população e estaremos informando a todos sobre a evolução do processo. Agradeço toda a disposição do nosso ministro, que já é um amigo de São Carlos.