Airton vai à SP discutir verbas para combater as enchentes em São Carlos

Airton esteve em SP

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, dos secretários Samir Gardini (Segurança Pública), Nino Mengatti (Educação), Edson Ferraz (Esportes e Cultura) e Mateus de Aquino (Comunicação), se reuniu no final da manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, com o vice-governador Rodrigo Garcia, com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e com o secretário Chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Walter Nyakas Júnior.

Apesar da chuva que atingiu a capital paulista nesta segunda-feira (10/02), com problemas em vários pontos da capital e região metropolitana, a agenda foi mantida com a comitiva de São Carlos.

Um dos principais assuntos da reunião foi o pedido de recursos para amenizar os estragos da enchente em São Carlos. Todos os pedidos já tinham sido analisados pelo vice-governador, sendo que dois foram destacados.

A instalação de um canal de emboque no Córrego do Mineirinho, em uma das alças que desemboca no Monjolinho, foi uma das destacadas obras. O objetivo é permitir a vazão das águas pluviais em caso de grande volume de chuvas. Outro recurso que deve ser liberado em breve é para a reconstrução de galerias de águas pluviais e recuperação dos taludes do córrego do Gregório, além da pavimentação na região da rua São Paulo. O Governo do Estado estima liberação de R$ 1,7 milhão para as duas obras de reconstrução.

“Nós encaminhamos toda a documentação dentro do prazo estabelecido pelo Governo do Estado. O relatório com todas as ocorrências causadas pela chuva e projeto imediato também foi enviado. Após a análise técnica, a Defesa Civil do Estado selecionou dois locais que foram considerados críticos, um dos locais fica na rua São Paulo, onde ocorreu uma grande erosão e outro é na alça de acesso do córrego Mineirinho, paralelo a Rotatória do Cristo, no encontro com o Monjolinho. O coronel Nyakas confirmou que toda a documentação está correta. Agora é aguardar os demais trâmites e a liberação dos recursos”, explica Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

O prefeito Airton Garcia agradeceu a atenção do Governo do Estado, porém garante que continuará trabalhando para a liberação de outros recursos. “Precisamos continuar pedindo. Vamos aguardar a liberação desses recursos, mas vamos continuar passando o chapéu no Palácio dos Bandeirantes”, afirmou Airton Garcia.

As demais demandas foram repassadas da Defesa Civil para análise da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo.

.