Alerta Máximo: Ribeirão Preto segue na Fase Vermelha do Plano SP

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (26/6) que a região da DRS 13, que compreende Ribeirão Preto e mais 25 municípios, permanecerá na fase vermelha em mais um ciclo de 14 dias. O aumento do número de casos confirmados e do número de mortes por Covid-19, na cidade e região, contribuiu diretamente para a decisão.

Sendo assim, os estabelecimentos de Comércio Varejista de Ribeirão Preto, considerados não-essenciais, continuam com atendimento presencial suspenso pelo menos até o próximo dia 12/7 (domingo). No entanto, os lojistas continuam autorizados a realizar trabalhos internos (desde que não aglomerem pessoas e cumpram os protocolos sanitários de prevenção) e a vender por meio de canais eletrônicos usando ainda os sistemas de Delivery (quando a entrega é feita no endereço indicado pelo cliente) ou Drive-thru (quando a entrega é realizada no ponto estabelecido sem que o cliente desça do veículo).

Lembramos que o Drive-thru do Comércio de Ribeirão continua funcionando na Esplanada do Theatro Pedro II, de segunda à sexta, das 10h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. O serviço, mantido pelo SINCOVARP e pela CDL Ribeirão Preto, é gratuito para lojistas e consumidores.

O passo a passo de como montar um Drive-thru, conforme o decreto n116/2020, está em uma cartilha que SINCOVARP e CDL RP desenvolveram e disponibilizam para download gratuito pelos sites www.sincovarp.com.br ou www.cdlribeiraopreto.com.br clicando na área “materiais para download”. Informações e esclarecimentos também pela Central de Atendimento ao Lojista no (16) 3625.6924 e pelo WhatsApp (16) 99963.3105, de segunda à sexta, das 8h às 18h.

“Todos os municípios paulistas estão nas mãos do governo estadual que é quem tem o poder de decidir onde, quando, quais setores e por quanto tempo o Comércio poderá abrir.  Infelizmente os indicadores do momento são desfavoráveis. A permanência de Ribeirão Preto na fase vermelha vai intensificar a crise socioeconômica que já atinge, de forma grave, nossa cidade e região. Serão mais demissões e fechamento de empresas”, lamenta Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL Ribeirão Preto.

Lopes ainda alerta sobre a importância de as pessoas respeitarem os protocolos de prevenção para que Ribeirão possa seguir em frente no próximo ciclo do Plano São Paulo. “A população precisa colaborar saindo de casa somente para o que for necessário, usando máscara de proteção, respeitando o distanciamento e evitando aglomerações. Se cada um fizer sua parte, as empresas voltarão a abrir para o público. Precisamos reabrir o quanto antes e, mais do que isso, temos de permanecer abertos. Todos precisam ajudar!”.

 

Apoio em tempo real

Já André Rezende, superintendente da CDL Ribeirão Preto, destaca a necessidade de lojistas e empresas de serviços se aprimorarem nas plataformas digitais e utilizarem, ao máximo, os sistemas Delivery e Drive-thru em suas vendas. “No dia 1º de julho (quarta), SINCOVARP e CDL Ribeirão Preto lançarão o aplicativo Varejo+, um App de vantagens que vai conectar lojas e empresas de serviços que precisam vender mais com consumidores que querem e precisam pagar menos. Empresas da cidade inteira, independente de tamanho, poderão utilizar a plataforma gratuitamente por 3 meses sem compromisso de permanência após esse período. Poderão divulgar suas ofertas no App com objetivo de vender mais. Além de atuarmos no planejamento da retomada a cada fase da pandemia, também desenvolvemos soluções que possam apoiar os lojistas nesse momento difícil. Temos de manter a esperança e a determinação de superarmos essa crise”, afirma.