Alunos iniciam aulas dos cursos do Via Rápida

Teve início nesta terça-feira (29/10), no Centro Público de Economia Solidária “Paul Israel Singer”, no bairro Cidade Aracy e no Centro de Qualificação Profissional, as aulas dos cursos de almoxarife e estoquista, operador de caixa e porteiro e controlador de acesso oferecidos pelo programa Via Rápida, do Governo Estadual.

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, ofertou 90 vagas (30 para cada curso). As aulas para o curso de almoxarife e estoquista acontecem no Centro Público de Economia Solidária “Paul Israel Singer”, no bairro Cidade Aracy. Já as aulas para os cursos de operador de caixa e porteiro e controlador de acesso, são realizadas no Centro de Qualificação Profissional, na rua José Bonifácio, n.º 889, no Centro. Os cursos têm 16 dias de duração e 80h de carga horária.

Participaram das aulas inaugurais dos cursos o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, o diretor da ETEC Paulino Botelho, professor Aparecido Sedi Moriwaki, Cássia Regina Azevedo, também representante da ETEC Paulino Botelho do Centro Paula Souza, entidade responsável pela capacitação, Meire Odila de Souza, supervisora do Centro de Capacitação, além de professores e alunos.

O curso de almoxarife e estoquista capacita o profissional a recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais em almoxarifados; fazer os lançamentos das entradas e saídas para controle dos estoques; selecionar produtos ou materiais a serem expedidos e para organizar o almoxarifado, facilitando a movimentação dos itens armazenados.

O curso de operador de caixa capacita o profissional para desempenhar atividades em estabelecimentos comerciais, recebendo valores de vendas de produtos e serviços, controlando numerários e valores, preenchendo formulários e relatórios administrativos.

Já o curso de controlador de acesso visa recepcionar e orientar pessoas em portarias, zelando pela segurança pessoal e patrimonial atuando em condomínios, residenciais, estabelecimentos comerciais, empresas públicas e privadas.

“Nós temos feito um trabalho forte de qualificação profissional com cursos excelentes de alta capacitação com instituições sérias como é a ETEC Paulino Botelho do Centro Paula Souza, como também tem sido os cursos do SENAC e os cursos que nós divulgamos gratuitos do SENAI. Nós temos vagas hoje no mercado de trabalho para atender pessoas formadas e qualificadas nessas áreas e temos a perspectiva de crescimento dos serviços na cidade de São Carlos, então estamos trabalhando para colocar as pessoas em melhores condições de ocuparem as vagas de trabalho”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto.

O diretor da ETEC Paulino Botelho, professor Aparecido Sedi Moriwaki, destacou que “qualificar vocês para o mercado de trabalho é o mais importante, porque hoje o grande problema que vivemos é a falta de qualificação, não podemos dispensar a oportunidade. Estamos conseguindo oferecer alguns cursos, virá outros certamente, para tentarmos qualificar o maior número possível de pessoas tanto as que estão desempregadas quanto para os filhos de vocês que também poderão ter alguma formação”, disse.

Cássia Regina Azevedo, representante da ETEC Paulino Botelho do Centro Paula Souza, entidade, responsável pela capacitação, lembrou que “há demanda e grande procura pelos cursos de qualificação e o intuito de colocarmos os cursos em prática é oferecer a qualificação profissional para que vocês ampliem as possibilidades de ingressar no mercado de trabalho”, finalizou.