Ano Novo Chinês: você não deve lavar o cabelo nesta terça; Entenda o motivo

Ano Novo Chinês: não lave o cabelo
Ano Novo Chinês: não lave o cabelo

Com a chegada do Ano Novo Chinês, celebrado conforme o calendário lunar tradicional da China, antigos costumes voltam a ganhar destaque — entre eles, a curiosa recomendação de não lavar o cabelo no primeiro dia do ano.

A tradição faz parte das celebrações do chamado Festival da Primavera, período marcado por reuniões familiares, decoração em vermelho e rituais que simbolizam renovação e boa sorte. Segundo a crença popular, lavar o cabelo logo no primeiro dia pode significar “mandar embora” a prosperidade recém-chegada.

A explicação está no idioma: em mandarim, a palavra usada para cabelo (发 – fa) tem pronúncia semelhante à palavra presente na expressão “ficar rico” ou “prosperar” (发财 – fa cai). Assim, “lavar o cabelo” no início do ano seria interpretado simbolicamente como lavar a fortuna.

Além de evitar lavar os cabelos, muitas famílias também deixam de varrer a casa ou jogar o lixo fora no primeiro dia, pelo mesmo motivo: não descartar a sorte.

Ano Novo Chinês, o do Cavalo

Em 2026, o Ano Novo Chinês marca o início do Ano do Cavalo, que começa em 17 de fevereiro de 2026 e segue até 6 de fevereiro de 2027, quando terá início o Ano da Cabra.

Na tradição do zodíaco chinês, o cavalo é visto como símbolo de liberdade, energia, independência e ambição. Pessoas nascidas sob esse signo costumam ser associadas a dinamismo, entusiasmo e forte espírito aventureiro.

Embora muitos costumes sejam seguidos à risca em diversas regiões da Ásia, especialmente na China, as tradições variam entre famílias e gerações. Para alguns, evitar lavar o cabelo é uma demonstração de respeito cultural; para outros, trata-se apenas de um simbolismo mantido como parte da herança histórica.

Independentemente da prática, o Ano Novo Chinês continua sendo um dos períodos mais importantes do calendário asiático, reunindo milhões de pessoas em torno da esperança de um novo ciclo marcado por prosperidade e renovação.

Leia mais: Dois são presos por furtos de cabos na região do CDHU