ANVISA emite alerta para caso de superfungo fatal e resistente a medicamentos no Brasil

Fungo poderia estar no cateter

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu um alerta no dia de ontem, 7, para a investigação de um possível primeiro caso positivo do fungo Candida auris no Brasil. Esse fungo é resistente aos medicamentos e indutor de infecções hospitalares, ele é um dos mais perigosos do mundo.

A ANVISA confirmou que o Candida auris é “uma séria ameaça à saúde pública”, um fungo emergente. A infecção a esse fungo pode ser fatal, devido a sua resistência a medicamentos. No mundo, estima-se que infecções causados pelo C. auris tenham matado entre 30 a 60% dos pacientes.

O fungo teria sido identificado na ponta de um cateter de um paciente internado em uma UTI na Bahia, agora a amostra colhida foi estudada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA), em Salvador e também pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A ANVISA explica que a amostra passará por análises fenotípicas para avaliar a resistência e sensibilidade e sequenciamento genético do microrganismo. Depois o caso será confirmado ou não.

Com informações da BBC

Aqui você pode ver o documento da ANVISA: