Aplicativo informa sobre balneabilidade em praias gaúchas

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) lançou na última sexta-feira, 15, um site e um aplicativo com informações sobre a qualidade das águas nas praias gaúchas e águas internas (balneários). Qualquer pessoa pode acessar o site ou baixar o aplicativo. Através destas plataformas será possível saber as águas estão próprias ou impróprias para banho.

O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, o que não requer a necessidade de fazer download do aplicativo. Os web apps são uma espécie de atalho na tela do celular e têm as vantagens de ser mais leve, não ocupar a memória, consumir menos internet e operar normalmente mesmo em lugares com pouco sinal. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site e criar o atalho.

O aplicativo também vai informar as condições de segurança para o banho de mar no Litoral Norte e Sul, nos locais onde o monitoramento da qualidade da água é realizado. Divulgadas pelos Bombeiros, as informações obedecem ao mesmo critério de cor das bandeiras utilizadas nas guaritas dos guarda-vidas: verde para banho praticável, amarelo para banho com riscos relativos e vermelho para banho desaconselhável. O serviço ainda oferecerá informações de meteorologia, com a previsão do tempo, a temperatura e a velocidade do vento nos pontos onde é realizada a balneabilidade.

Leia mais: Rio Grande do Sul tem quatro pontos impróprios para banho

Primeiro relatório da temporada

O primeiro relatório de balneabilidade das praias do Rio Grande do Sul apontou que quatro dos 79 pontos monitorados estão com águas impróprias para banho. Todos os balneários nessa situação estão localizados em águas interiores. São eles: Praia de Passo Real, em Dom Pedrito; Balneário Passo do Umbu, em São Vicente do Sul; Balneário Nova Palma, em Nova Palma; e Lagoa do Peixoto, em Osório.