Araraquara completa seis dias consecutivos sem óbitos por Covid-19

Última vez que município registrou vítimas da doença foi em 28 de julho; melhora na pandemia reflete lockdown adotado em junho e ampliação da vacinação

Araraquara completou, nesta terça-feira (3), seis dias consecutivos sem óbitos causados pela Covid-19. É a primeira vez que isso ocorre nos últimos nove meses — desde 31 de outubro a 5 de novembro de 2020, quando a variante P.1, que causou a segunda onda da doença no início de 2021, ainda não circulava.

A melhoria no panorama da pandemia do coronavírus se deve às medidas restritivas adotadas recentemente, como o lockdown de 20 a 27 de junho, e ao avanço da vacinação até as faixas etárias mais jovens — até quinta-feira (5), a imunização chegará às pessoas de 25 anos.

A média móvel diária (últimos 7 dias) de novos casos de coronavírus é de 68 nesta terça-feira. No pico de junho, foi de 165. Em fevereiro, no pior momento da pandemia, a média móvel tinha atingido 189 casos diários.

A última semana epidemiológica, encerrada no domingo (26 de julho a 1º de agosto), registrou três óbitos por Covid-19. Nas semanas imediatamente anteriores foram oito (19 de julho a 25 de julho) e 12 vítimas (12 de julho a 18 de julho). Os casos semanais também estão em queda: foram 449 na última semana, o menor registro desde o início de maio.

“É um momento de muita emoção, de ver uma luta sendo vencida. Sabemos que temos pacientes graves ainda, mas sabemos que, por seis dias, nossa cidade não teve um óbito por Covid. Isso é muito reconfortante e nos deixa cada vez mais conscientes de que estamos no caminho certo. Fizemos o melhor de nós para que isso pudesse ocorrer. Graças ao governo Edinho, a toda equipe e aos profissionais de saúde, nós estamos enfrentando com muita competência essa luta tão difícil”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

Vacinação
Segundo o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já aplicou 212.899 doses de vacinas contra Covid-19, sendo que 149.240 pessoas tomaram a 1ª dose (62,62% da população total), 57.757 tomaram a 2ª dose e 5.902 receberam vacina de dose única (26,71% da população estão totalmente imunizados).

Em relação à população adulta (acima de 18 anos), segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, 84,20% já foram vacinados com pelo menos a 1ª dose ou a dose única e 34,55% já estão completamente imunizados (com duas doses ou dose única).

Nesta terça-feira, a vacinação chegou às pessoas com 27 anos ou mais. A campanha incluirá os araraquarenses com 26 anos nesta quarta-feira (4) e com 25 anos na quinta (5).

Essas faixas etárias podem se imunizar em qualquer um dos nove polos de vacinação que estão instalados nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, UPA Vale Verde, Vale do Sol, Assentamento Bela Vista e Distrito de Bueno de Andrada, além do Sesa e do drive-thrus do Sesc e do Cear.

No ato da vacinação, as pessoas devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Para facilitar a triagem e agilizar as filas nos polos de vacinação, é importante a realização do cadastro prévio no site Vacina Já: https://vacinaja.sp.gov.br/.