Araraquara registra uma morte e mais 566 casos de COVID-19

Novo Coronavírus SARS-CoV-2 Micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula infectada com uma cepa variante de partículas do vírus SARS-CoV-2 , isolada de uma amostra de paciente. Imagem capturada no Centro de Pesquisa Integrada (IRF) do NIAID em Fort Detrick, Maryland. Crédito: NIAID

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 566 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 57,99% de 976 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 79,17%.

Nesta data, a Rede SUS contabilizou 466 testes em sintomáticos, dos quais 328 foram positivados, sendo 10 de outros municípios, e 205 testes em assintomáticos, com 11 positivados.

Portanto, Araraquara soma 73.719 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 1.507 permanecem em quarentena e 71.524 já saíram. Uma amostra aguarda resultado.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 42 pacientes estão internados; 38 estão em enfermaria, sendo 36 confirmados e 2 suspeitos, e 4 estão em UTI, 3 confirmados e 1 suspeito.

Dos 42 internados, 35 são moradores de Araraquara e 7 residem em outros municípios: Américo Brasiliense (3), Borborema (1), Ibaté (1), Motuca (1) e Pirassununga (1)..

Hoje, a Santa Casa tem 9 pacientes, o Hospital São Paulo tem 14 pacientes, o Hospital São Francisco tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 7 pacientes e o Heab tem 10 pacientes.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 100% de leitos de enfermaria e 22% de UTI.

O município registrou, até o momento, 688 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma idosa de 80 anos, com comorbidades, que foi internada em unidade da rede pública no dia 26 de maio.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.