Araraquarense, Zé Celso Martinez Corrêa: sua luz não se apagará jamais!

Zé Celso com o prefeito Edinho, de Araraquara

O dia começou muito triste com a notícia do falecimento de um amigo e um dos filhos mais ilustres de Araraquara; o ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa.

Araraquara carrega algo que é só nosso: a nossa identidade cultural, que faz de nós uma cidade diferente. E Zé Celso era um dos nossos maiores representantes na cultura nacional.

Genial e polêmico, encenou a folia e a anarquia. Fundador do Teatro Oficina, um dos mais emblemáticos do cenário teatral do país. Encenou espetáculos considerados antológicos, como O Rei da Vela, Na Selva das Cidades, As Bacantes e Os Sertões.

Ícone da tropicália e um dos líderes do movimento contracultura, Zé Celso sempre quis quebrar tabus, seguir contra os padrões e, justamente por isso, também sofreu com a censura no período de ditadura. Foi preso, torturado e exilado. Mas voltou ainda mais forte e continuou protagonizando o Teatro Oficina, transformado em UzynaUzona, não menos polêmico.

Ao longo de sua vida, sempre que retornou à sua terra natal marcou presença, provocou e emocionou. Zé Celso tinha como uma de suas principais características o bom humor. Era doce, brincalhão. Tive o privilégio de estar com Zé Celso em diferentes momentos das nossas trajetórias.

Nosso último encontro foi na abertura da Festa Literária da Morada do Sol, a Flisol, em novembro do ano passado. Foi uma noite histórica e memorável, porque reunimos Zé Celso e Ignácio de Loyola Brandão no mesmo palco. Eles relembraram histórias da infância em Araraquara e falaram muito da ligação com nossa cidade.

Foi inesquecível realmente e uma despedida à altura do gênio, mesmo que não tínhamos ideia de que, naquele momento, Zé Celso se despedia do seu público da Morada do Sol.

A grandiosidade de sua obra vai continuar brilhando nos palcos do mundo. Essa luz não se apaga e seu legado continua.

A Prefeitura de Araraquara decretou luto oficial de três dias por seu falecimento.

A todos os familiares e amigos, os meus mais sinceros sentimentos de pesar.

Edinho Silva

Prefeito de Araraquara