Área de reflorestamento no Broa é incendiada

Fogo na mata

Da Prefeitura de Itirapina em 8/9/2019

Num único dia. Hoje pela tarde, durante uma vistoria de rotina dos funcionários da secretaria municipal de Turismo e Meio Ambiente ao Balneário Santo Antônio – Broa, eles contataram que alguns “inconsequentes” haviam descartado restos de construções e lixo doméstico no recém instalado ecoponto e ainda atearam fogo nos restos de podas e galhos. Ressalta-se que o lugar, próximo da Igreja, fica aberto dia e noite apenas para o descarte de podas e restos de árvores, sem contar as caçambas disponíveis e a coleta de lixo doméstico duas vezes na semana.

E como se não bastasse a total falta de noção e o alto grau de estupidez, no final da tarde de hoje, atearam fogo numa área de reflorestamento/ recuperação ambiental. Local, inclusive, que dias atrás houve todo um trabalho de sensibilização da Prefeitura, junto aos integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), culminando com o plantio de algumas mudas. Cálculos primários aprontaram que cerca de 30% da vegetação foi queimada.

Agradecimentos à Brigada de Incêndio do município, formada por funcionários da secretaria municipal de Serviços Públicos, pois os danos só não foram maiores porque a equipe agiu rápido. É sempre válido ressaltar que atitudes desta natureza atingem o meio ambiente, custa aos cofres públicos e afetam diretamente o cidadão de bem, que certamente não compactua com isto.

DENUNCIE

A Prefeitura solicita aos moradores, proprietários de imóveis de veraneio e visitantes que, ao avistarem tais atos criminosos, que registrem com filmagens e fotografias e denunciem à Polícia Militar pela discagem gratuita 190 ou diretamente para a Prefeitura, pelo telefone (19) 3575-9000. A denúncia pode ser anônima, ou seja, a identidade do denunciante será preservada. Já aos criminosos, medidas sérias serão tomadas. Chega!