As crianças da rede municipal não terão ovos de Páscoa, diz secretário de agricultura

Ouvi na Intersom FM na manhã desta segunda, 15, uma entrevista do atual secretário de Agricultura, Paraná Filho, onde ele diz que as crianças da rede municipal e instituições filantrópicas ficarão sem os ovos de Páscoa de 2019. O motivo foi o atraso na licitação, Paraná argumentou que uma licitação deste tipo demoraria pelo menos quatro meses para ficar pronta e que a concorrência publicada pelo seu antecessor falhou, pois a primeira empresa não deu conta de atender as especificações e a segunda foi desqualificada na documentação. A publicação da licitação seria recente, um mês atrás.

O vereador e secretário disse enfaticamente que se compromete em fazer algum agrado para as crianças no Dia das Crianças, que também é de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Claro que isso é até uma boa atitude do atual chefe da pasta, mas aqui fica dado um recado claro para este governo sobre muitas coisas: sem planejamento uma Prefeitura não consegue andar. Haja vista, as ruas esburacadas e a operação tapa-buracos caminhando à passos de tartaruga na cidade e neste momento, ao que parece, ela não está nem funcionando.

Se a Prefeitura tinha intenção em dar os ovos de Páscoa para as crianças, sabendo que a data seria comemorada em abril, porque diabos não se abriu uma licitação em janeiro ou fevereiro (no início do mês) para que o certame fosse concluído com a calma e a guloseima adquirida para presentear os pequenos? Será que não pensaram em nenhum momento que esse ovo de Páscoa seria o único que muitas famílias poderiam dar para os seus filhos em São Carlos?

Esse tipo fato é que faz com que a classe política de maneira geral no Brasil inteiro seja tão mal avaliada, porque quem está num cargo de poder parece que não consegue pensar que suas atitudes tem consequências para quem está sob os seus cuidados. Dar ovos de Páscoa não é obrigação da Prefeitura, e sei que não é mesmo, mas já que se abriu o precedente e isso ocorre anualmente por que então não caprichar na iniciativa?

Aliás, aqui faço um alerta ao prefeito Airton Garcia, seu secretariado tem muita gente que faz discurso bonito, mas se conta nos dedos quem realmente dá resultado. Olha bem para a questão da coletiva seletiva de lixo. Por que não conseguem fazer nada e ficam apenas com discursos e seminários? Já passou da hora de São Carlos, que se intitula a Capital da Tecnologia, passar a ter um serviço decente deste tipo. Não consigo acreditar que passamos essa vergonha diária e ficamos apenas com discursos vazios.

Para além da falta de ovo de Páscoa, também lembro que em muitas repartições públicas atualmente se tem dificuldade para que os servidores tenham acesso à internet, ou seja, passou do momento de um pente fino acontecer para que uma rede decente seja codificada e os serviços oferecidos melhorem.

Sobre os ovos de Páscoa, a não entrega neste feriado de 2019 coroa apenas aquilo que temos dito em outros artigos: ou o prefeito acorda e reformula por completo seu secretariado ou sua administração que entra na reta final corre o risco de se transformar numa sombra de tudo aquilo que o próprio prometeu durante a eleição.

Renato Chimirri