Da Fundação Pró-Memória de São Carlos
A Catedral de São Carlos Borromeu foi construída na área onde, em 1856, a primeira capela da cidade foi erigida e consagrada a São Carlos Borromeu. A inauguração da capela aconteceu em 27 de dezembro de 1857, com realização da primeira missa, celebrada pelo padre Joaquim Cipriano de Camargo. A capela original, feita de madeira, passou por diversas reformas, sendo a primeira em 1868, com a ajuda da Câmara Municipal.
Com a visita do imperador Dom Pedro II a São Carlos, em 1886, a igreja foi ampliada, ergueu-se uma torre com relógio e uma cúpula arredondada. Em 1918, dez anos após criação da Diocese de São Carlos e a elevação da Matriz à categoria de Catedral, uma nova reforma, iniciada pelo padre Teixeira, deu uma nova fachada ao prédio e a torre passou a ser de base quadrada com cúpula oitavada.
Em 1936, Dom Gastão, segundo bispo de São Carlos, pretendia a construção de uma nova catedral em área localizada entre as ruas Carlos Botelho, Aquidaban, São Sebastião e Riachuelo. O projeto não foi adiante devido aos percalços da Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, à morte do Bispo, em 1945.
Em 1946, teve início a construção de uma nova Catedral, no local da original. Com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro, o prédio seria uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O prédio antigo foi mantida temporariamente no interior das novas paredes em construção até 1949, quando foi finalmente demolido.
A nova Catedral de São Carlos foi inaugurada por partes. Em 04 de novembro de 1956, a Catedral foi aberta ao culto público, mesmo inacabada. As missas eram celebradas no salão térreo, enquanto a nave principal ainda estava em construção. Apenas em 08 de dezembro de 1970, foi solenemente sagrada a catedral de São Carlos Borromeu, em ato litúrgico presidido por Dom Ruy Serra.
Fotos:
1- Catedral de São Carlos (c.1900). APH-FPMSC
2- Catedral de São Carlos (década de 1940). APH-FPMSC
3 – Demolição da antiga catedral. A cúpula com oito faces é puxada por uma corda. APH-FPMSC
4 – Catedral de São Carlos na década de 1970. APH-FPMSC
