Assalto a professores dentro de escola em São Carlos confirma estatísticas de aumento da violência na rede pública estadual

Bebel é deputada estadual
De acordo com pesquisa, 54% dos docentes já sofreram algum tipo de violência nas dependências da escola

O caso dos três suspeitos que invadiram uma escola no Jardim Zavaglia, em São Carlos, e assaltaram cerca de 20 professores na última quarta-feira (29) confirma o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a APEOESP em dezembro passado. De acordo com o levantamento, a violência cresceu nas escolas públicas paulistas nos últimos anos. Cinco em cada dez professores da rede (54%) já sofreram algum tipo de violência nas dependências das escolas — esse número era de 51% em 2017 e de 44% em 2014.

Para a presidenta da APEOESP e deputada estadual, Professora Bebel, como se já não bastassem as agressões verbais e físicas sofridas pelos professores por parte de alguns alunos, agora os docentes têm que lidar também com esse tipo de violência. “Casos como esse de São Carlos ocorrem porque o governo do Estado descuida da segurança no entorno das escolas e, ao mesmo tempo, desfalca as unidades escolares de seu quadro de funcionários. Há muito, nós da APEOESP, a AFUSE (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de SP) junto com as comunidades reivindicamos a realização de concursos públicos para a recomposição do quadro de funcionários”, explica Bebel.

Na Assembleia Legislativa de SP, a deputada também é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança nas Escola, que busca dialogar com todos os setores envolvidos e formular propostas, sempre exigindo que o Estado cumpra com sua obrigação. “Já oficiei à Dirigente Regional de Ensino solicitando empenho nessa questão da segurança nas escolas, assim como será entregue um ofício meu à comunidade desta unidade escolar, manifestando minha solidariedade e informando sobre o trabalho que temos realizado”, afirma a parlamentar.

Fonte: Assessoria da Deputado Bebel
Foto: Facebook/Deputada Bebel