Atletas que disputam campeonatos profissionais em São Carlos são testados para a COVID-19

Testes em São Carlos

Essa foi uma das exigências do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus antes da retomada dos treinos oficiais

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos, atendendo solicitação do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e da Secretaria de Esportes e Cultura, realizou essa semana a testagem dos atletas de alto rendimento que disputam campeonatos profissionais nas modalidades futsal, handebol, vôlei e basquete. As amostras foram coletadas nas Unidades Básicas de Saúde do Cidade Aracy, Santa Felícia, Vila São José, Redenção e Azulville.

Foram aplicados 136 testes do tipo PCR, considerado o padrão ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Dos 136 atletas testados, 3 confirmaram positivo para a doença e estão em isolamento domiciliar.

Os atletas com resultado negativo para o novo coronavírus já retornaram os treinamentos nos Ginásios do Zuzão (handebol masculino/feminino e futsal feminino) e no Ginásio do Santa Felícia (basquete masculino e vôlei feminino/masculino).

Fabiano Lourenço, diretor de Esportes de Rendimento da Secretaria de Esportes e Cultura, explicou que a Secretaria Estadual de Esportes autorizou a volta dos treinos de esportes profissionais que estão diretamente ligados a Federações, Confederações e ligas. “Em São Carlos temos quatro esportes de alto rendimento que disputam campeonatos profissionais como futsal, handebol, vôlei e basquete, e essas equipes retornaram os treinos essa semana, após o resultado dos exames”.

Já os treinamentos de esportes recreativos ainda não foram liberados neste momento, pois ainda depende do avanço do e aval do Plano São Paulo.