
O vereador Azuaite Martins de França (Cidadania) iniciou nesta quarta-feira (10), entendimentos no âmbito da Câmara Municipal para estruturar as atividades da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Pandemia do COVID-19 em São Carlos, instituída mediante projeto de resolução de autoria do parlamentar.
A Frente atuará em conjunto com órgãos do governo municipal e também com organizações da sociedade civil e colaboradores para a adoção de medidas concretas de enfrentamento à pandemia. Autoridades sanitárias e pesquisadores da área deverão participar.
Entre as tarefas previstas estão o acompanhamento e fiscalização de ações do Subcomitê Municipal de Combate à Pandemia COVID-19, coordenado pela Prefeitura e realizar levantamento e o monitoramento das sequelas e impactos decorrentes da contaminação pela doença, particularmente nos profissionais da saúde que trabalham com esta situação no dia-a-dia. Também deverão ser encaminhadas propostas à Prefeitura para diminuir os efeitos sociais e econômicos decorrentes da pandemia sobre a população.
A Frente Parlamentar, conforme a proposta aprovada, deverá elaborar informativos para divulgação de dados científicos de combate à Covid-19, como forma de barrar fake news e promover a troca de informações com fóruns similares existentes em outras cidades.
Azuaite defendeu a “urgência da participação mais efetiva, articulada e propositiva do Poder Legislativo no enfrentamento desta pandemia”. O vereador alertou para a gravidade da situação atual na cidade com lotação dos leitos de enfermaria e UTI, covidário insuficiente, servidores da saúde trabalhando no limite, desrespeito às normas de isolamento social, falta de resolutividade positiva e rápida e as sequelas que acompanham muitos que precisam ficar internados, e a falta de vacinas para toda a população.