Banco de Sangue da Santa Casa precisa de doadores A+ e O+

O Banco de Sangue precisa urgentemente de doações dos tipos A e O positivo. Os estoques dos tipos A positivo estão 60% abaixo do ideal e os de O positivo, 40% abaixo do ideal. 

“Com o agravamento da pandemia, os voluntários estão com medo de vir até o Banco de Sangue para doar. Mas é importante ressaltar que as doações continuam sendo agendadas para evitar aglomerações; que nossos profissionais usam todos os equipamentos de proteção adequados e que o nosso mobiliário é higienizado entre uma e outra doação”, explica a hematologista e responsável técnica do Banco de Sangue, Andreia Moura de Luca.

Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue tem seguido as regras da Associação Brasileira de Hematologia. É obrigatório o uso de máscara de proteção facial e foi proibida a entrada de acompanhantes.

QUEM PODE DOAR

REQUISITOS GERAIS

– Ter entre 18 e 69 anos;

–  Ter mais de 50 Kg

– Estar em boas condições de saúde;

– O voluntário não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.

PARA QUEM TEVE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS

– Quem teve diagnóstico de COVID-19, precisa esperar 90 dias depois da cura da doença;

– Quem teve contato com alguém com suspeita ou com diagnóstico de COVID-19, tem que esperar 30 dias depois do contato com a pessoa;

– Quem está com sintomas gripais, mas ainda não foi diagnosticado, precisa esperar 30 dias, a partir do início dos sintomas.

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE – HORÁRIOS PARA DOAÇÕES

Segunda a sexta-feira – 7h30 às 12h

Terças e quintas – 13h30 às 15h30