Banco de Sangue da Santa Casa precisa de doadores do Tipo A positivo

O Banco de Sangue precisa com urgência de doações do tipo sanguíneo A positivo. O estoque está crítico e 70% abaixo da quantidade ideal para atender às necessidades do hospital. Além disso, com o agravamento da pandemia e a chegada do inverno, os estoques tiveram uma queda de 50%.

De acordo com a hematologista e médica responsável pelo Banco de Sangue, doutora Andreia Moura de Luca, outra situação que agrava o problema é o fato de alguns doadores agendarem horário e não comparecerem para fazer a doação. “Isso causa um déficit no estoque, pois contamos com todas as doações do dia. Além disso, em época de frio, os estoquem têm uma queda considerável. Pedimos o apoio de toda população”, comenta a hematologista.

Além das demandas do hospital – como os casos de urgência e emergência, cirurgias oncológicas e cardíacas, UTIs, Maternidade e até mesmo pacientes com COVID-19, o Banco de Sangue também fornece bolsas de sangue para o Hospital Universitário e Hospital São Paulo de Araraquara.

Desde o início da pandemia, o Banco de Sangue tem seguido as regras da Associação Brasileira de Hematologia. O mobiliário é higienizado entre uma e outra doação; os profissionais usam todos os equipamentos de proteção adequados; é obrigatório o uso de máscara de proteção facial e, para evitar aglomeração, foi proibida a entrada de acompanhantes.

QUEM PODE DOAR – REQUISITOS GERAIS

O candidato deve ter entre 18 e 69 anos; ter mais de 50 Kg; estar em boas condições de saúde; não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes.

SERVIÇO:

BANCO DE SANGUE – HORÁRIOS PARA DOAÇÕES

Segunda a sexta-feira – 8h às 12h

Sábados – 8h às 11 h

BANCO DE SANGUE – CANAIS PARA AGENDAMENTO

(16) 99104-6748 (WhatsApp) e (16) 3509-1230 (fixo)

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h