Bibliotecas de São Carlos ganham 6 mil novos livros

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Educação, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), recebeu nesta quarta-feira (25), 6 mil novos livros para atender a demanda das 11 unidades do município.

As coleções foram adquiridas por meio de recursos do Governo do Estado. “Os recursos são de um projeto de modernização das bibliotecas que estava parado, retomamos o convênio e adquirimos, por meio de processo licitatório, R$ 105 mil em livros para o público infantil e juvenil. Vamos catalogar todos e depois distribuir mais de 500 volumes para cada uma das nossas bibliotecas. Até o final do ano também vamos adquirir mais R$ 75 mil em títulos”, explicou César Maragno, diretor do SIBI.

O secretário de Educação, Nino Mengatti, ressaltou a importância da leitura na vida dos estudantes. “O incentivo a leitura tem que começar na infância, pois já está comprovado que crianças e adolescentes que fazem da leitura um costume regular, possuem um aprendizado bem mais facilitado e apresentam maior agilidade de raciocínio e capacidade de expressão verbal e escrita. Com esses livros novos, modernos, muitos com interatividade, as crianças vão se interessar ainda mais. Iniciamos reformando os espaços, agora conseguimos melhorar o acervo e ainda vamos investir mais por meio de convênios que pretendemos firmar com a Secretaria de Cultura do Estado”, garante o secretário.

Conforme as bibliotecárias Karina Manfre Fromer e Fátima Ciapina os 6 mil livros estão sendo catalogados para ser expostos nas prateleiras das bibliotecas. “Cada biblioteca escolheu um kit de acordo com a faixa etária do seu público. Os livros são de 30 editoras e vão atender a demanda das bibliotecas escolares”, disse Karina Manfre Fromer.

São Carlos possui 11 bibliotecas: Biblioteca Pública Municipal Amadeu Amaral, Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha – Armazém Cultura Lola Puccinelli Biazon e 8 nas Escolas do Futuro.