Broa reabre com água imprópria para o banho

Está on, mas não está...

O Broa (Balneário de Santo Antônio) será reaberto aos turistas a partir desta sexta-feira (dia 1º) em Itirapina. Apesar de todo esforço e planejamento da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente para oferecer ao turista um ambiente acolhedor e organizado na represa, nesta semana a Prefeitura de Itirapina foi informada pelo Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos sobre o florescimento de algas na água que podem ter efeitos danosos à pele, e em caso de ingestão, podem atingir os rins e fígado.

Nesta-quarta (dia 29), a Prefeitura de Itirapina fez a coleta de água (em vários pontos da represa) que foram para análise da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Além da análise, a Cetesb enviou um ofício para a Prefeitura recomendando que a população não deve ter contato com a água da represa até que seja emitido um boletim de balneabilidade.

Diante destes fatos, a Prefeitura de Itirapina reabrirá o Broa nesta sexta-feira (dia 1º), com a cobrança da portaria conforme já foi divulgado, com a instalação de placas indicativas em toda orla alertando que a água está imprópria para banho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente foram instalados banheiros químicos e haverá salva-vidas para alertar os frequentadores sobre o risco do contato com a água, além de uma faixa na portaria para orientar o turista.