Brotas se transforma no destino ideal do carnaval sem folia

A folia do Carnaval mais uma vez dá espaço à cautela. Mesmo sem os festejos, o ponto facultativo é mantido em diversas cidades entre a segunda-feira, 28 de fevereiro e terça-feira, 1º de março, período ideal para visitar Brotas para quem deseja descansar em meio à natureza ou a aventura e emoção garantidas nos atrativos da estância, bem no centro do estado.

Se a intenção é descontar a energia guardada para o trio elétrico ou os blocos de rua, este é o momento mais propício para o rafting. Com as chuvas, o nível do rio Jacaré-Pepira Mirim subiu e a descida nas corredeiras está mais emocionante. O percurso com os botes leva cerca de duas horas, mas reserve o período da manhã ou da tarde para praticar, a considerar as instruções de segurança e deslocamento dos grupos da operadora até o ponto de partida dos botes.

A aventura também está no ar. Os ecoparques oferecem pacotes que incluem também descidas de tirolesa, entre os melhores circuitos do país – algumas descidas têm até 100 metros de altura. Ou, ainda, fazer a descida da cachoeira no canionismo, uma das experiências mais emocionantes no rapel.

Por solo, a aventura motorizada também vai tirar o fôlego de quem busca aventura e vento no rosto. Entres as opções estão o passeio de quadriciclo em trilhas que cortam matas e riachos com destino a belas cachoeiras. Ou o sobe e desce nos circuitos de off road e nas trilhas enlameadas.   

Detox digital

Sair da rotina e da dependência do ambiente digital é uma boa oportunidade para renovar as energias no Carnaval. Em Brotas, contemplar a natureza é um convite à meditação e ao relaxamento.

No ecoparque Poção, por exemplo, a trilha mata adentro permite observar e identificar os pássaros entre as espécies identificadas nas placas durante o trajeto. A trilha leva até a Praia do Poção, uma das mais bonitas praias de rio em Brotas onde também é permitido fazer flutuação com os coletes salva-vidas por águas tranquilas.

A Fazenda Sakurá é outro ambiente de intensa conexão com a natureza e um toque oriental. Para hospedagem, além da pousada, o visitante pode acampar. Tomar banho de rio, passear na trilha, espreguiçar-se no redário ou visitar o pomar e o lago japonês são algumas das opções ao visitante.

I'm an image!

Aquela experiência de estar na fazenda em um ambiente que remete a aconchego e receptividade é vivenciada ao máximo na Pousada Sabiá. Além dos charmosos chalés, o visitante vai encontrar um lugar repleto de natureza e uma fazendinha com animais entre patos, galinhas e cavalinho bastante amigáveis. De manhã, o café é digno de um desjejum da fazenda, com direito a pão caseiro e ovos mexidos.

Natureza e comida caipira também são abundantes no Sítio Pantanal, que neste mês tem a beleza irradiante da florada dos campos de girassol. As belas paisagens encontram-se com o Rio Bicudo, onde é possível observar pássaros como graças, siriemas e até o tuiuiui, símbolo do Pantanal. Entre outros atrativos, o visitante também irá se impressionar com o café colonial – servido com reserva – e o menu do restaurante, com cardápio variado e conceito “slow food”, ambiente ideal para a pausa entre as atividades com a família ou amigos. Na praia artificial, o visitante tem a experiência de estar em um ambiente que remete a paisagens litorâneas e de fazenda ao mesmo tempo, tudo isso com serviço de bar no Quiosque Tuiuiú. Além de se divertir com a catapulta inflável, slack line, stand up paddle e caiaque.

Nenhuma descrição de foto disponível.

“Este será mais um carnaval sem a histórica folia de rua com os blocos que fazem a folia na Avenida Mario Pinoti. Mas o espírito carnavalesco em Brotas será mantido com a decoração do portal e de suas ruas principais”, conclui Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.