Butantan entrega mais 2 milhões de doses da vacina Coronavac

Vacinas sendo produzidas no Butantan

Na próxima quarta-feira (12) o Instituto Butantan conclui o envio de 46 milhões de doses do primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde

O Governador João Doria acompanhou nesta segunda-feira (10) a entrega de 2 milhões de doses da vacina contra o coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com o envio de hoje, o Butantan chega a 45,112 milhões de doses entregues ao Brasil desde o início deste ano.

“Estamos entregando, neste momento, 2 milhões de novas doses da vacina do Butantan. São 2 milhões de vacinas da vida, vacinas de São Paulo, para todo o Brasil. Na próxima quarta-feira, vamos liberar mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan e, assim, concluir o contrato inicial de 46 milhões de doses da vacina”, destacou o Governador João Doria.

Logo após conclusão do primeiro contrato de 46 milhões de vacinas, assinado com o Ministério da Saúde em 7 de janeiro deste ano, serão iniciadas as entregas de um lote de mais 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato com o PNI. A previsão do IB é entregar o total de 100 milhões de doses até 30 de agosto, um mês antes do prazo contratual.

Os lotes entregues em maio foram produzidos a partir de 3 mil litros de insumos recebidos no dia 19 de abril. A matéria-prima passou pelo envase, rotulagem, embalagem e inspeção de qualidade no complexo fabril do IB na capital paulista.

A direção do Butantan está em tratativas com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira internacional no desenvolvimento do imunizante, para a chegada de mais um carregamento de pelo menos mais 3 mil litros de matéria-prima.

Além das novas doses da vacina contra a COVID-19, serão entregues em maio mais 30 milhões de doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde, para distribuição em todo o país.