Câmara agenda reunião com Prefeitura para discutir estrutura de enfrentamento da variante Ômicron e síndrome gripal

Vereador Lucão Fernandes: Reunião de trabalho visa organizar estrutura local de combate às variantes da Covid-19 e da Influenza

A Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara Municipal de São Carlos, presidida pelo vereador Lucão Fernandes e composta pelos vereadores Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha, agendou para esta quinta-feira (6) às 9h, no Plenário do Legislativo, uma reunião de trabalho para discutir com a secretaria municipal de Saúde, coordenação do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e representantes dos hospitais públicos e privados a rearticulação da estrutura de atendimento de saúde no município para enfrentamento da variante Ômicron e de casos de síndrome gripal provocada pela Influenza H3N2.

Na semana passada, a comissão encaminhou ofício à secretaria municipal de Saúde solicitando dados oficiais sobre o aumento da demanda da que vem lotando as unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais da cidade.O colegiado apontou a necessidade da realização de concurso público para contratação de profissionais da área de saúde.

Segundo Lucão Fernandes, o objetivo da reunião desta quinta-feira é buscar organizar novamente a estrutura municipal para enfrentamento da nova onda da Covid-19 e da síndrome gripal que se alastra. O vereador destacou a importância da ação do Comitê Emergencial, da Secretaria Municipal de Saúde e dos hospitais da cidade. 

“A testagem, vacinação e estruturação da rede hospitalar e das unidades da rede municipal são medidas essenciais para evitar um colapso no atendimento nos próximos meses”, alertou. “Observando o que está ocorrendo nos países da Europa, onde a ômicron prevalece, e a identificação dessa variante em cidades do interior paulista, é urgente prepararmos nosso sistema de saúde para o enfrentamento de uma possível nova alta de casos já neste mês”, concluiu.