Câmara promove eventos em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

A Câmara dos Deputados celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima semana, com eventos que promovem reflexão sobre a situação do negro no país. A data, comemorada em 20 de novembro, busca chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos negro. A programação tem início na segunda-feira (20), às 11 horas, com uma sessão solene no plenário Ulysses Guimarães, e prossegue durante a semana com o lançamento de publicações e a realização de palestra. A homenagem da Câmara foi requerida pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Damião Feliciano (PDT-PB) e Hiran Gonçalves (PP-RR).

O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (situado onde hoje fica os estados de Alagoas e Pernambuco).

Como conta o mestre em História Cláudio Fernandes, Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. A data de sua morte foi descoberta por historiadores no início da década de 1970. Em um congresso realizado em 1978, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Dando continuidade ao debate sobre a consciência negra, na terça-feira (21), às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, haverá o lançamento do relatório “A Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno”. O evento é organizado pela Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

Já na quinta-feira (23), às 10 horas e 30 minutos, no Salão Nobre, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Edições Câmara lançam o livro “Repertório Bibliográfico sobre a Condição do Negro no Brasil”. A obra reúne uma bibliografia abrangente e diversificada de textos que informam, debatem, analisam, refletem e denunciam a condição do negro ao longo da história do Brasil, da colonização até os dias atuais.

O evento de quinta contará ainda com a palestra Outros Olhares sobre o Brasil, de Joseanes Lima dos Santos, representante do movimento Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.

Fonte: Agência Câmara Notícias