Câmara Municipal conquista canal aberto de TV digital

Roselei mostra documento

O presidente Roselei Françoso anunciou que o Legislativo Municipal integrará a Rede Legislativa de TV Digital

As Sessões da Câmara Municipal serão transmitidas em canal aberto de TV Digital. São Carlos ganhará quatro novos canais abertos com transmissão digital: TV Assembleia, TV Senado, Rádio Câmara Brasília e Câmara Municipal de São Carlos.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Roselei Françoso (MDB), na quarta-feira (8) durante a 29ª Sessão Ordinária do Legislativo Municipal. O Acordo de Cooperação já está sendo celebrado entre a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Câmara Municipal de São Carlos.

Um dos primeiros atos do vereador Roselei quando assumiu a presidência foi o de manifestar interesse à Câmara Federal para que a Câmara Municipal integrasse a Rede Legislativa de TV Digital. “O canal aberto da TV Câmara Municipal será uma geradora de conteúdo que terá 24 horas de programação nos moldes da Rede Legislativa de Rádio e TV”, explica Roselei. “É uma grande conquista para São Carlos e para a democracia”, comemora o parlamentar.

Segundo Roselei, nos próximos seis meses o compromisso será o de colocar no ar a “TV Legislativa Municipal em cem por cento das casas são-carlenses. Este é um momento de engrandecimento do Poder Legislativo de São Carlos”, frisa.

Atualmente, as sessões são transmitidas na TV por assinatura, canal 8 da Net Claro, pela Rádio São Carlos 1450 kHz e pela internet via site e redes sociais da Câmara Municipal. Desde a sessão de quarta (8), a transmissão das sessões passou a ser feita por uma nova empresa, o Grupo Rio Brasil, vencedora do pregão presencial 02/2021, iniciado em julho e encerrado em agosto deste ano.

Full hd – As novas transmissões já estão em alta qualidade porque são realizadas em  full hd pela internet. Elogiada nas redes sociais, pela imprensa e por vereadores, as primeiras transmissões sob esse novo contrato podem ser conferidas no canal do YouTube da Câmara.

“Já temos uma mudança significativa na qualidade das transmissões”, explica Roselei. “Agradeço aos servidores da Casa, ao vereador Azuaite, que quando presidente em 1997 implantou as transmissões, ao então presidente da Câmara, Edson Fermiano, que pleiteou a concessão de um canal aberto para São Carlos e ao Chico Francelim, um servidor público que voluntariamente nos ajudou nesta conquista”, destaca.

Roselei fez questão ainda de agradecer o trabalho realizado pela empresa Encena Produções de São Carlos, que por muitos anos fez as transmissões da sessão. “O processo licitatório é impessoal e vence aquele que apresentar a melhor proposta, mas só temos a agradecer a Encena”, registra.