Foto: Reiza Lopes
A Campanha da Fraternidade de 2023 debaterá o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” Cf. Mt 14, 16. Nesta quinta- feira (16), lideranças, agentes de pastorais, movimentos e organismos estão convidados a participar do Lançamento da CF 2023, que acontece às 20h no auditório da Cúria Diocesana, em São Carlos.
As comunidades paroquiais, através da Pastoral da Comunicação são convidadas a compartilharem a live que estará disponível na página oficial da Diocese, bem como convidamos a todos que não possam estar presentes, para acompanharem o lançamento pelas redes sociais.
Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a edição deste ano tem como objetivo sensibilizar a sociedade e a Igreja Católica para o enfrentamento do flagelo da fome, quando não se fala, parece que a fome não existe. Daí a importância dos organismos de pesquisa que nos fazem olhar para a realidade. Não raro, queremos fugir a essa responsabilidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer! ” Cf. Mt 14, 16.
Não há solução para a fome apenas por meios assistencialistas com doações de cestas básicas e distribuição de quentinhas nas ruas e viadutos. Sem políticas públicas que priorizem o combate à fome e às injustiças, que gerem emprego, veremos perpetuar o problema da fome.
É indispensável que nossas paróquias, comunidades, grupos organizados abracem com carinho a CF 2023 para que ela possa dar frutos de superação da miséria e da fome. Aí, sim, poderemos ser contados entre os convidados do Reino, pois “tive fome e me destes de comer” Cf. Mt 25, 35
As causas da fome
Existem quatro causas principais da fome: conflitos armados, choques climáticos, choques econômicos e choques sanitários. Atualmente estamos vivendo uma verdadeira “tempestade”; em alguns lugares do mundo, estes quatro fatores estão acontecendo ao mesmo tempo.
No Brasil, com 214 milhões de habitantes, mais da metade (58%), ou seja, 125 milhões convivem com alguma forma de insegurança alimentar que pode ser leve (quando há incerteza próxima), moderada (quando a quantidade é insuficiente) e grave (quando há privação e fome). Mais de 33 milhões (15,5%) de pessoas enfrentam a fome em nosso país (TB 40). Mais de 800 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2021.
Em linhas gerais o Texto Base da CF 2023 nos aponta que a fome tem cor, gênero, raça, pois as mulheres e pessoas negras sofrem mais (TB 41). Os pobres são as grandes vítimas da fome e, além da fome, vem o desafio da subnutrição que diminui a resistência às enfermidades e atinge, sobretudo, as crianças, as mulheres grávidas ou em período de amamentação, os enfermos e pessoas idosas (TB 44).
Saiba mais:
O que? Lançamento do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2023
Quando? Quinta-feira (16)
Horário? 20h
Aonde? Auditório da Cúria Diocesana – Avenida José Pereira Lopes, 386 – Vila Prado