Campanha de multivacinação terá início nesta sexta em São Carlos

Em São Carlos as vacinas serão aplicadas nas unidades básicas e de saúde da família

A Secretaria Municipal de Saúde informa que começa nesta sexta-feira (01/10) a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Esse ano, a campanha ocorre de 1º a 29 de outubro.


A campanha de vacinação oportuniza o acesso de vacinas ao público jovem, aumenta a cobertura vacinal, controla e mantém a incidência de doenças e evita possíveis pandemias, endemias e epidemias.


“A imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo levam o indivíduo à óbito”, reforça o secretário de Saúde, Marcos Palermo.


As vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente são: BCG, Hepatite A e B, Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite e infecções por HiB), Vacina Oral do Rotavírus Humano, Pneumocócica 10 valente, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Tríplice Bacteriana (DTP), dT (Difteria E Tétano), Tetraviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola E Varicela), Meningocócica C e HPV. Contra a Poliomielite serão aplicadas a Vacina Oral Poliomielite (VOP), e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).


De acordo com a diretora de Gestão e Cuidado Ambulatorial, Denise Braga, a campanha terá o mesmo protocolo de segurança sanitária de campanhas anteriores como uso obrigatório de máscaras, distanciamento de pelo 1,5 m de distância e sem aglomerações. “Para evitar aglomerações a atenção básica, tanto as unidades básicas como unidades de saúde da família, vão atender esse público. A vacina contra a COVID-19 será aplicada em outros 6 postos de imunização em virtude da multivacinação que começa já nesta sexta-feira”, explica a diretora.


“Além da atualização da carteirinha, a Campanha Nacional de Multivacinação faz reforços na imunização para garantir a saúde das crianças. Durante todo o mês outubro é importante que pais e responsáveis levem as crianças para serem imunizadas em uma unidade de saúde mais próximo da sua residência”, ressalta Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.


Em São Carlos todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família vão realizar a multivacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.