
A noite que prometia ser mágica com a passagem da Caravana da Coca-Cola em São Carlos acabou se transformando em um balcão de reclamações neste domingo (14). O principal motivo foi a mudança constante no trajeto dos veículos, que teria começado no Shopping Iguatemi, mas foi alterada ao longo do percurso.
Havia pessoas aguardando a passagem da caravana na rua Roberto Martinez, porém, segundo relatos, os veículos não passaram pelo local. O mesmo teria ocorrido na região da Madre Marie Blanche, na Avenida Getúlio Vargas — uma das mais importantes da cidade — e em outros pontos previamente divulgados. Há um adendo a ser feito: os caminhões passaram por um trecho da Getúlio Vargas, de acordo com relato de leitores. Mesmo assim, muitas pessoas não entenderam a confusão que ocorreu e porque se cortou pela metade o caminho.
As reclamações foram numerosas. Um morador relatou que estava em casa, nas proximidades da Rua Totó Leite, quando ouviu a caravana passar por ali, embora o local aparentemente não fizesse parte do trajeto oficial. Também houve mensagens enviadas à redação informando que a caravana não passou pela Avenida São Carlos, um dos pontos mais aguardados pelo público.
Uma leitora afirmou que a caravana subiu a Avenida Miguel Petroni por volta das 21h01. De acordo com a primeira rota divulgada pela Prefeitura, após esse trecho o percurso seguiria pela Rua Orlando Fazzari, encerrando o desfile. Diante da insatisfação popular, houve um esforço — digno de elogios — por parte da Inspetoria de Trânsito da Prefeitura, que solicitou o retorno da caravana para que passasse pelo Centro da cidade, mais precisamente pela Avenida São Carlos, considerada o coração dos são-carlenses.
Apesar da correção no percurso, permanece a cobrança por um posicionamento dos organizadores. O entendimento é de que seria importante a divulgação de um comunicado oficial explicando os motivos de tantas mudanças no trajeto. Questões como possíveis interferências do tempo ou outros fatores também foram levantadas. Outro ponto destacado por quem acompanhou o evento foi a rapidez com que os veículos passaram por alguns trechos, o que levantou dúvidas sobre uma possível pressa durante o desfile.
As mães resumiram o sentimento geral de forma simples e direta: eram crianças esperando. Crianças que queriam viver a magia do Natal.
Aqui o percurso original da Caravana divulgado pela Prefeitura:
Sai do Iguatemi e segue até a Passeio das Palmeiras até a Avenida Parque Faber, depois pela Avenida Francisco Pereira Lopes e Avenida Henrique Gregori. Segue pela Avenida Grécia e Avenida Dr. Pádua Salles, passando pela Rua João Lourenço Rodrigues até a Avenida Getúlio Vargas. Depois percorre a Rua Roberto Martinez, Avenida Madre Marie Blanche e Avenida Comendador Alfredo Maffei. Segue pela Rua Dom Pedro II, Rua Bento Carlos e Avenida São Carlos. Continua pela Rua 7 de Setembro, Rua Episcopal e Rua Conde do Pinhal. Retorna pela Avenida Comendador Alfredo Maffei e Avenida Francisco Pereira Lopes, seguindo pela Rua Ângelo Passeri, Rua Álvaro Giongo e Passeio São Carlos, retornando pela Álvaro Giongo. Depois passa pela Rua Abrahão João, Rua Alexandre Ranciaro e Rua Miguel Petroni, finalizando na Rua Orlando Fazzari.
Leia mais: Coletor de recicláveis morre no meio da rua








