Celebridades: Existe fórmula para o sucesso?

Há 25 anos, quando iniciou a carreira dando aulas para potenciais modelos, Marcelo Germano não imaginava que acabaria criando uma das empresas mais conhecidas por assessorar novos talentos artísticos no Brasil. A jornada começou quando Germano passou a acompanhar seu pai, e, ali, vislumbrou uma oportunidade de trabalho. “Aos 18 anos, iniciei minha empresa em Pitanguinha, no interior do Paraná. O sucesso dos cursos foi tanto que, em pouco tempo, comecei a receber solicitações de descobridores de talentos de São Paulo para dar aulas na cidade”, comenta Germano.

A ideia de mudar a forma de atuação veio ao fazer a análise do processo de seleção de modelos. “Eu via aqueles jovens que viajavam até São Paulo para simplesmente receber um não – e, às vezes, um sim. O desgaste era grande e o processo poderia ser otimizado”, compartilha. Foi assim que surgiu o Projeto Passarela, um dos eventos mais reconhecidos para seleção e cursos para talentos artísticos. “Senti que poderíamos fazer algo melhor, realizando um evento que gerasse networking e, ao mesmo tempo, possibilitasse que os talentos pudessem aprender como funciona esse mercado. Em vez de levá-los a São Paulo e Rio, comecei a levar essas cidades até os jovens”, relembra o descobridor de talentos.

Quando o Projeto Passarela foi lançado, em 2004, o foco era selecionar modelos que pudessem ingressar no mundo da moda. Em 2006, a escolha de potenciais atores e atrizes foi adicionada ao evento. Hoje, os jovens podem mostrar seus talentos em diversas especialidades artísticas, tendo a chance de conhecer produtores de diferentes áreas. “Começamos a promover seleções regionais e, em seguida, esses potenciais artistas do Brasil inteiro tiveram a possibilidade de se apresentar para agências e produtores. Mas a proposta sempre foi maior do que isso: oferecer um evento educativo sobre o mercado artístico, que, além de trazer oportunidades, também trouxesse cursos e palestras”, explica Germano.

Após selecionados nas regionais, que acontecem em todo o País, os aspirantes a uma carreira artística se reúnem em um grande evento: o MGT – O Encontro. Ali, eles passam três dias participando de seleções com produtores e empresas de todo o Brasil, além de receberem orientações sobre carreira artística e participarem de cursos e palestras nas áreas específicas. O evento deste ano, que acontece em Curitiba (PR) entre os dias 19 e 21 de abril, contará com a presença do produtor oficial do canal Discovery Kids Brasil, Adriano Schimid, e com a escolha de participantes para o Ballet Clássico Bolshoi, para o International Models & Talent (IMTA) e também com a final do Concurso New Faces of The World (NFW). O fundador do Grupo MGT ainda adiciona: “Também revelaremos YouTubers e Influenciadores Digitais, que contarão com nosso apoio para o desenvolvimento do início de sua carreira”.

Sucesso: um caminho para todos

Responsável por revelar talentos como Larissa Manoela , Vivi Orth, Gabriela Mustafá e Lorena Queiroz, Germano comenta que para obter sucesso no mercado artístico é preciso assumir a liderança de suas ações. “Um dos pilares que trabalhamos em nossos eventos é fazer com que esses talentos entendam que eles devem ser protagonistas de suas vidas. Eles não devem apenas esperar que os outros ajam por eles”, analisa Germano. Ele comenta que empreender é o que faz a diferença e que esses jovens devem ampliar seus conhecimentos. “Há muitas vertentes que podem ser traçadas no meio artístico. É necessário que os talentos tenham várias habilidades e que busquem alternativas para mostrar seus trabalhos. Lógico que ‘ser descoberto’ é uma delas, mas não é a única forma de alcançar o sucesso. Por isso, trabalhamos muito durante o MGT – O Encontro a ideia de empreender”, adianta.

Para Germano, empreender é gerar suas próprias oportunidades e ele considera essa a chave fundamental para o sucesso. Ele compartilha que, quando começou, buscou aprender sobre as diversas facetas do mundo artístico e esse conhecimento foi fundamental para começar seu negócio. “Meu primeiro emprego foi como office boy. Quando passei para o mundo artístico fiz um pouco de tudo, e foi por meio dessa experiência que surgiu a ideia de criar esse evento incrível, com formato inédito na época. São poucos que nascem talentos: a maioria se torna um talento – e isso depende dos esforços e do quanto as pessoas estão dispostas a investir em seus sonhos”, ressalta.

Para o MGT – O Encontro deste ano, em que são esperadas mais de seis mil pessoas de todo o Brasil, Germano comenta que a expectativa é inspirar os participantes ao mesmo tempo em que os aspectos emocionais sejam trabalhados. “E quando falo em participantes, não menciono apenas os aspirantes a talentos, mas também os pais. É preciso alinhar expectativas e entender que, acima de tudo, o estudo é fundamental – não só nessa carreira artística, mas para a vida”, analisa o descobridor de talentos.

SOBRE O MGT – ENCONTRO

O MGT-Encontro é o maior evento de talentos do mundo, reunindo talentos de todo o Brasil em um único lugar. Os participantes foram selecionados nas regionais do Projeto Passarela, que aconteceram em mais de 100 cidades, e são esperadas mais de seis mil pessoas durante os três dias de evento.

O evento acontece entre os dias 19 e 21 de abril, e conta com programação de palestras, cursos e seleções realizadas por agências, produtoras e parceiras do Grupo MGT. São presenças confirmadas: Larissa Manoela, André Vasco, Vivi Orth, Bella Fernandes, Gabriel Miller e Marcelle Bittar, além do produtor oficial do canal infantil Discovery Kids, Adriana Schimid. Ainda será divulgado o resultado do 1º Prêmio MGT, em que celebridades brasileiras foram indicadas em nove categorias e os vencedores foram selecionados mediante votação do público.

Mais informações: www.mgtoencontro.com.br

SOBRE O GRUPO

Fundado em 2004, o Grupo MGT engloba empresas atuantes no mercado artístico e tem como missão desenvolver o potencial e habilidade da expressão artística de novos talentos por meio do empreendedorismo. Comandado por Marcelo Germano, que trabalha há mais de 25 anos com identificação e formação de novos talentos, o Grupo MGT promove audições, mostras de talentos, encontros e gerenciamento de carreira em todo o País. Mais informações: www.grupomgt.com.br.