Cervejaria Estrella Galicia protocola projeto arquitetônico da construção de fábrica em Araraquara

Projeto foi protocolado no dia de ontem

A cervejaria espanhola Estrella Galicia protocolou na Prefeitura, nesta quarta-feira (8), o projeto arquitetônico da planta da fábrica da empresa em Araraquara. Será a primeira unidade da empresa fora da Espanha. A cervejaria ficará sediada em uma área de 250 mil m² ao lado da SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna).

Estiveram na Prefeitura o CEO (diretor executivo) da Estrella Galicia na América Latina, Fabio Rodrigues, o diretor de Oficina Técnica da Estrella Galicia, Miguel Calvo, e o diretor de projetos da IDOM Consulting, Engineering, Architecture (empresa responsável pelo projeto), Carlos Balsa.

“A vinda da Estrella Galicia será o maior investimento privado da história de Araraquara: R$ 2 bilhões apenas na primeira fase dos investimentos. Será um investimento fundamental para nossa cidade, gerará empregos e fortalecerá ainda mais nossa economia. É um momento histórico para Araraquara. Agradeço novamente à empresa por acreditar em Araraquara”, afirmou o prefeito Edinho.

Também participaram da reunião de apresentação e protocolo do projeto o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio Pelícolla; o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; e o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni.

Empregos e renda
O anúncio oficial da vinda da empresa para Araraquara foi feito no último dia 25 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com presenças do governador João Doria (PSDB) e do CEO global da Estrella Galicia, Ignacio Rivera.

A Estrella Galicia é um dos maiores grupos de cervejarias do mundo e a marca mais vendida de cerveja dentro da Espanha.

As obras têm previsão de serem iniciadas em maio de 2022. A estimativa é de que, em 2024, a Estrella Galicia de Araraquara já produza 72.445.123 litros de cerveja.

Até a implementação total do empreendimento, a produção estimada é de 1,5 bilhão de litros de cerveja ao ano, gerando um incremento sem precedentes de arrecadação tributária pelo Município. Devem ser gerados 400 empregos diretos e 4 mil empregos indiretos.

A aquisição do terreno e a implantação da Estrella Galicia em Araraquara também tiveram apoio da Investe SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada ao Governo do Estado de São Paulo.