Chácara no Tibaia de São Fernando recebe visitas de ouriço e jiboia

Jiboia capturada e depois libertada na mata

Moradoras do condomínio de chácaras Tibaia de São Fernando em São Carlos estão recebendo visitas inusitadas. Na manhã de hoje, 28, quando uma delas foi promover a limpeza perto de um galinheiro notou que uma jiboia com, pelo menos, 1,50 m estava quase “camuflada” no meio da folhas de uma amoreira que estavam no chão.

Segundo uma das moradoras, a jiboia já tinha comido todos os ovos do galinheiro. As mulheres capturaram a cobra e a soltaram na mata onde é seu habitat natural.

Porém, essa não foi a única visita recebida na propriedade. Dia desses, um belo ouriço-cacheiro esteve no local e foi fotografado. A própria moradora explicou que fez as imagens de longe, porque o ouriço solta espinhos. Mas como ela mesmo definiu: “Trata-se de um belíssimo animal”.

Os ouriços-cacheiros são facilmente reconhecíveis pelos seus espinhos, que revestem todo o corpo exceto o focinho e ventre. O ouriço-cacheiro tem cerca de seis mil espinhos aguçados de 2 a 3 centímetros, que cobrem o dorso e os flancos do seu corpo. Os espinhos são pelos modificados cuja mobilidade é controlada pelos músculos. Os espinhos são eriçados, de cor castanha matizada com tons mais ou menos escuros, porém o pelo da barriga é creme ou esbranquiçado.