O que corre pelos bastidores da política local é que uma chapa entre Netto Donato, atual poderoso Secretário de Governo e Edson Ferraz, vice-prefeito dessa gestão, seria a aposta do governo municipal para tentar manter o atual grupo político no poder. O fato é que se a chapa realmente sair, ela só poderá ter sucesso em meio ao pantanoso cenário político de São Carlos, se a dupla aparar arestas que antes pareciam difíceis de ser solucionadas.
É fato que Ferraz que andou sumido de notícias dessa gestão e que em todas elas quem dá as cartas como protagonista é Netto Donato, porém nos últimos tempos, Ferraz voltou a aparecer em atividades desta administração e acabou tendo destaque em notas que antes nem apareceria.
As raposas políticas da cidade já destilaram o veneno e afirmaram que essa mudança de postura significa que Ferraz e Netto teriam se entendido para a eleição do ano que vem, uma chapa estaria formada. O fato é que essa administração aposta em uma coisa para tentar se reeleger, seja lá com que candidato for, em 2024: obras.
Eles estão fazendo algumas obras, sobretudo de combate às enchentes, em locais nevrálgicos como a Rotatória do Cristo, e pensam que este tipo de atitude (acabar com a enchente ali, o que seria um grande avanço), pode representar grandes sucessos eleitorais no futuro. Outro ponto que eles entendem como fundamental para o sucesso de uma chapa governista passa pelo recapeamento de ruas e avenidas. Neste ponto, é importante ressaltar que arrumar ruas também é acerto, mas fazer isso sem observar um plano de microdrenagem é um erro crasso e absurdo.
Contudo, tem um ponto que alguns analistas políticos dessa gestão parecem não entender: a sujeira do município. A cidade está suja e as duas gestões que estão na Prefeitura ainda não conseguiram acertar a questão da zeladoria. O serviço é ruim, a cidade parece uma selva, as praças estão sempre mal cuidadas e o aspecto que fica é o do desmazelo.
Talvez essas pessoas que estão no poder, por pertencerem à uma classe social mais elevada, e morarem em condomínios ou prédios de apartamentos onde tudo é bem cuidado, tenham se esquecido de que os mais pobres residem em bairros mais afastados e dominados por sujeira e mato.
Portanto, o que fica de tudo isso é o seguinte: a chapa governista pode ter Edson Ferraz e Netto Donato (este como candidato a prefeito) ou qualquer outra pessoa que venha a disputar a eleição, mas se esse pessoal não perceber que a cidade precisa estar limpa e bem cuidada poderão ter surpresas eleitorais mais à frente.
É evidente que não se pode cravar quem vencerá a eleição ano que vem, não há como ter bola de cristal, contudo é possível observar que uma cidade bem cuidada e organizada propiciará para quem defende o atual mandato uma chance mais elevada de sucesso nas urnas. Isso é claro e evidente, mas tem gente que prefere não ver.
Renato Chimirri
Leia mais: Ponte da General Osório deverá ser entregue em 15 dias