China: cidade alerta sobre caso suspeito de Peste

População usa máscaras para se proteger da peste

Governantes do município de Bayan Nur, na região da Mongólia Interior, na China, divulgaram um alerta sobre um caso suspeito de peste bubônica, a doença também conhecida como Peste Negra que apareceu recentemente na Mongólia (país) com duas mortes, este aviso foi dado neste domingo, dia 5, um dia depois de um hospital local confirmar um caso suspeito da doença.

O alerta dado é de terceiro nível, ou seja, é o segundo mais baixo de um sistema formado por quatro níveis. Este alerta proíbe a caça, o consumo de animais que possam propagar a peste e faz um pedido para que as pessoas avisem sobre casos suspeitos e sintomas como febre sem causa reconhecida com facilidade. O governo destacou ainda que é preciso denunciar quaisquer marmotas que sejam encontradas doentes ou mortas.

Este novo alerta surge depois que quatro casos foram encontrados nesta região em novembro de 2019. Desses, dois eram de peste pneumônica, uma variante mais perigosa da peste medieval.

Apesar disso, os casos de peste são corriqueiros na China, mas é preciso observar que surtos têm sido raros. De 2009 a 2018, foram confirmados 26 casos e 11 mortes causadas pela doença.

A peste bubônica, chamada de “peste negra”, na Idade Média, é uma doença infecciosa com um alto grau de letalidade e é espalhada por roedores.

Foto: Wikimedia Commons