Chuva de 38,5 mm e problemas em terreno particular fazem moradores da Lagoa Serena pedirem socorro

Chuva: mais transtornos para os moradores/Foto: Maurício Duch

A Prefeitura de São Carlos informa que durante a chuva desta segunda-feira (11/01), a Defesa Civil registrou alguns pontos de alagamentos, como na Praça Itália que foi imediatamente monitorado pela equipe de Trânsito, porém um veículo tentou passar e ficou preso no pontilhão, mas sem ocorrência de acidente.


Outro ponto de alagamento registrado foi na rotatório da CDHU, mas também sem registro de inundação em residências. No centro somente na rua Geminiano Costa a água subiu, entre Episcopal e Nove de Julho, mas sem causar transtornos. O trânsito está normal na via, não ocorrendo necessidade de interdição.

Já no bairro Lagoa Serena a enxurrada levou muita lama para a rua Desembargador Ulisses Dória e vias adjacentes. A lama desceu por um terreno particular localizado na avenida São Carlos. Nessa área um imóvel foi demolido sem a licença oficial ao município. Na chuva do dia 26 de novembro do ano passado esse local desmoronou atingindo várias residências do bairro. Após essa ocorrência a Prefeitura, por meio das secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Obras e da Defesa Civil, emitiu autorização para o proprietário do imóvel realizar as obras e serviços do muro de arrimo e recomposição de calçadas, porém na chuva dessa segunda-feira (11/01/21) novo desmoronamento ocorreu.


De acordo com o documento aprovado é de inteira responsabilidade do técnico que assina o projeto a segurança e estabilidade do muro de arrimo a ser executado, bem como dos imóveis vizinhos e vias públicas defronte ao imóvel durante e após a execução do mesmo; fica a cargo do proprietário e do responsável técnico a correta recomposição dos passeios públicos; o muro de arrimo a ser executado deverá conter a erosão do solo; as obras de estabilização e recomposição de possíveis danos aos vizinhos deverão ser programados e acordados com os mesmos.

“Como a Prefeitura de São Carlos pode, a qualquer momento, solicitar novas obras ou serviços complementares, esse procedimento será realizado com nova notificação ao proprietário. Também já solicitamos novas ações jurídicas à Procuradoria Geral do Município”, afirmou o vice-prefeito Edson Ferraz que acompanhou a Defesa Civil até o bairro para atendimento imediato aos moradores do local.


De acordo com o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, a chuva que atingiu o município foi de 38,5 milímetros em 40 minutos.
A Secretaria de Serviços Públicos já iniciou a limpeza de todas as vias do bairro Lagoa Serena.