Chuva leva tronco para o meio da Marginal; São Carlos tem vários pontos com problemas

Tronco na Marginal

Fotos: Jean Guilherme/São Carlos Alerta

O volume de chuvas que despencou em São Carlos entre terça 20 e ontem, 21, foi o suficiente para causar diversos estragos no município. Ontem, a chuva que caiu na cidade das 17h20 até às 18h20 foi de 35,6 mm, já entre às 20h40 até as 22h foi de 17.4 mm, ou seja, um volume de 62,80

mm (quase equivalente ao que caiu na cidade na terça, 20, em 30 minutos que foi de 69 mm). Em dois dias choveu 131, 8 mm.

Os estragos em São Carlos foram diversos: quedas de árvores, destelhamento, inundações, afundamento de asfalto, deslizamento de terra e outros problemas foram registrados. Parte de avenida Comendador Alfredo Maffei que margeia o córrego do Gregório na esquina com a rua São Paulo desabou. A Defesa Civil esteve no local realizando a sinalização com cones e fitas para que os motoristas não usem essa faixa de trânsito que é muito perigosa no momento. A via segue apenas com uma pista.

Como se pode observar na imagem, um trecho da Marginal cedeu em função da força das águas e isso certamente também é reflexo da enchente que passou por São Carlos no dia de ontem, 20, quando o Centro Comercial foi praticamente destruído devido a tempestade.

O buraco na Rua São Paulo é grande, foi preciso isolar uma grande área neste lugar, o acesso de quem vem pela via para a Marginal está interrompido e na esquina da avenida apenas uma faixa de tráfego está liberada. O desmoronamento na avenida Comendador Alfredo Maffei também é considerável.

Roubando

Para piorar a situação, obtivemos a informação de que vândalos estão retirando a sinalização de fitas e cavaletes que a Prefeitura tem instalado nos locais onde ocorreram deslizamentos, abertura de buracos ou desmoronamentos, o que gera a possibilidade de um grave acidente para quem estiver passando pelo local e não souber que existe um problema na região. A Prefeitura pede a conscientização das pessoas para que essa sinalização seja mantida e assim vidas não sejam colocadas em risco.

 

Outros

Na noite de ontem, tivemos alguns pontos de alagamento e a rotatória do Cristo perto do shopping foi um deles. Ela inundou devido à chuva que começou a cair no final da tarde desta quarta e deu trégua há poucos minutos. Alguns motoristas ficaram ilhados e precisaram de socorro, mas não se tem informações de feridos. No kartódromo também aconteceu inundação assim como nas marginais.

Foram registradas quedas de três árvores: na Miguel Petroni perto da USP, na Totó Leite com a Marginal e uma perto do Tarana Materiais. Também foi registrado um destelhamento na Marginal ao lado do SESC. A Serrinha do Aracy ficou alagada.