Chuva moderada já provoca transbordamento de córrego na Baixada do Mercado

Inundação na Bento Carlos com a Episcopal

A chuva de ontem, 29, que teve quase 40 mm (38,5) foi o suficiente para fazer com que o córrego do Simeão que passa na Episcopal embaixo das indústrias Giometti e segue pelo prédio das Pernambucanas, Casas Bahia e demais lojas da Baixada do Mercado transbordasse justamente na esquina da Bento Carlos com a própria Episcopal.

Segundo o que a reportagem apurou, o córrego foi canalizado em 1931 e provavelmente para uma vazão de chuvas da ordem de 30 mm, como atualmente chega a chover 150 mm em uma hora é possível ter uma noção do que acontece quando carros são arrastados pela Episcopal causando pânico na população e grandes prejuízos materiais.

A água sobe pela galeria que está conectada ao córrego, pois não tem mais para “onde correr” naquele local e com isso chega à superfície provocando os transtornos que já conhecemos. Ou a Prefeitura realiza intervenções nessas áreas ou ao menor sinal de uma chuva mais forte, chegando perto dos 40 mm, teremos inundações, ainda que pequenas, mas que podem causar problemas para a cidade.