
São Carlos está entre as regiões do Estado de São Paulo que exigem maior atenção para a chuva entre esta quarta-feira (9) e quinta-feira (10). A Defesa Civil estadual alerta para acumulados que podem chegar a 70 milímetros, além de pancadas de intensidade moderada a forte, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado.
O alerta abrange também a Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e as regiões de Campinas, São José dos Campos, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara. Nessas áreas, além do volume de chuva, são esperadas rajadas de aproximadamente 40 a 65 km/h.
A previsão ganha ainda mais importância em São Carlos por ocorrer em um mês que já apresenta comportamento muito mais chuvoso que o habitual.
Chuva em São Carlos pode ficar muito acima da média em setembro
Dados divulgados pela Defesa Civil de São Carlos apontam para uma previsão de 245,70 mm de chuva durante setembro. A média registrada nos últimos 15 anos para o mês é de 83,79 mm. Caso a projeção se confirme, setembro poderá terminar com volume próximo de três vezes o normalmente observado no período.
Somente entre os dias 1º e 7 de setembro, segundo o órgão municipal, São Carlos acumulou 46,6 mm. Como comparação, durante todo o mês de setembro de 2025 foram registrados apenas 26,70 mm.
Há diferenças entre as metodologias de medição: a Climatempo, utilizando dados combinados de estações meteorológicas e satélite do CPTEC, aponta 56 mm acumulados até o dia 8. A diferença não invalida os números da Defesa Civil municipal, pois as fontes e métodos de cálculo não são os mesmos.
INMET confirma cenário favorável a tempestades
O cenário de instabilidade também aparece na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão informa que áreas de baixa pressão e um cavado favorecem chuva e trovoadas no centro-sul do país nesta quarta e quinta-feira.
São Paulo está entre os estados com maior potencial para tempestades, rajadas de vento e ocorrência de granizo.
O informativo semanal do INMET reforça o sinal de um período bastante úmido. Entre 8 e 15 de setembro, os maiores acumulados do Sudeste são projetados justamente para áreas do centro-sul paulista, onde os volumes semanais podem superar 100 mm. Esse número se refere a áreas do Estado e ao período completo, e não especificamente a São Carlos.
IPMet prevê chuva e trovoadas
O IPMet/Unesp também indica instabilidade. Para esta quarta-feira, a formação de um sistema de baixa pressão entre Paraguai e Mato Grosso do Sul aumenta a nebulosidade e mantém condições para chuvas e trovoadas no Estado de São Paulo. Para São Carlos, o instituto apontava probabilidade alta de chuva.
Na quinta-feira, segundo o IPMet, a intensificação desse sistema mantém o tempo instável, com céu encoberto, chuva e trovoadas isoladas acompanhadas de descargas elétricas.
O quadro, portanto, exige atenção principalmente durante pancadas mais intensas, já que grandes volumes concentrados em pouco tempo podem favorecer pontos de alagamento e outros transtornos urbanos.
Defesa Civil orienta moradores
Durante períodos de chuva forte, a Defesa Civil recomenda evitar áreas alagadas e não atravessar ruas ou avenidas tomadas pela água, mesmo quando o nível aparentemente estiver baixo.
Em caso de rajadas fortes, a orientação é manter distância de árvores, postes e estruturas metálicas. Motoristas devem reduzir a velocidade, aumentar a distância em relação ao veículo da frente e redobrar a atenção em locais com baixa visibilidade.
Os alertas da Defesa Civil podem ser recebidos gratuitamente por SMS. Para fazer o cadastro, basta enviar o CEP para 40199.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Leia mais: Motociclista morre após acidente na Washington Luís em Ibaté









