CINECLUBE CDCC tem programação diversificada

Na tela do CDCC
Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá em março uma programação dedicada à obra do famoso escritor Stephen King, o Mestre do Horror.
“Muitos concordam que 2017 pode ser considerado o ano do renascimento do cinema de horror e da redescoberta de um de seus maiores expoentes, o escritor Stephen King, de 70 anos. Foram, entre filmes e séries, nada menos que sete adaptações de obras do autor americano, incluindo o estrondoso sucesso It: A Coisa, que conquistou a marca de maior bilheteria do horror na história do cinema.
Stephen Edwin King nasceu em 1947 no pequeno estado do Maine – onde, por sinal, se passa a maior parte de suas histórias. Ganhou notoriedade em 1976, quando seu primeiro romance publicado, Carrie, foi adaptado para o cinema por Brian DePalma e a garota estranha, vítima de bullying se tornou um dos maiores clássicos do horror. A partir daí, King praticamente redefiniu os rumos do gênero, tanto na literatura quanto no cinema. Seu modo de escrever, que faz o leitor se identificar e se envolver com as personagens, assim como suas histórias fantásticas, ganharam o mundo. São mais de 70 adaptações de sua obra, incluindo os fenômenos O Iluminado (1980), Christine (1983), Louca Obsessão (1990), e It – Uma Obra Prima do Medo (1990).
O autor também tem dramas memoráveis como Conta Comigo (1986), Um Sonho de Liberdade (1994) e À Espera de Um Milagre (1999).” – Felipe Augusto Hencklain
Confira a programação:
10 – LOUCA OBSESSÃO
Misery, EUA, 1990, Suspense, 107 minutos
Direção: Rob Reiner
Elenco: Kathy Bates, James Caan, Richard Farnsworth
Paul Sheldon se tornou popular por escrever a série de romances baratos que leva o nome de sua protagonista, Misery. Apesar de ter ganhado muito dinheiro, Paul decide dar um fim a Misery, matando-a no final de seu último livro, e parte para o interior dos EUA para escrever o que ele chama de “livro de verdade”. No entanto, ele é apanhado por uma nevasca e sofre um grave acidente de carro. Paul é socorrido pela ex-enfermeira e fã incondicional de Sheldon e da série Misery, Annie Wilkes, que o leva para a casa dela. A mulher se mostra muito atenciosa, tomando conta dos ferimentos do escritor, afirmando que devido a nevasca, não é possível contatar o hospital. No entanto, tudo muda quando ela lê o recém-lançado livro de Misery, descobrindo que sua personagem favorita morreu. Annie, então, revela sua verdadeira personalidade, mantendo Paul como prisioneiro e torturando-o física e psicologicamente.
Louca Obsessão é uma das obras de Stephen King que podem ser chamadas de “fechadas”, ou seja, ambientadas em lugares pequenos e com poucos personagens. Nesse caso, passamos quase o tempo todo com apenas duas personagens, sem, no entanto, perder o interesse pela história. O clima é tão claustrofóbico e tenso, que podemos, nós mesmos, sentir o desespero de Paul Sheldon por estar perto de alguém tão imprevisível quanto Annie Wilkes. Esta, diga-se de passagem, é uma perfeita maluca, graças a brilhante atuação de Kathy Bates, que conseguiu romper uma antiga barreira ao se tornar a primeira a receber o Oscar de melhor atriz em um filme de terror. Após o sucesso de Louca Obsessão, Stephen King escreveu um livro especialmente para Kathy Bates, Eclipse Total, cuja adaptação foi protagonizada pela atriz mais uma vez.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Obsessão
Contém: Conflitos psicológicos, violência, tensão atenuada
17 – MOSTRA DE CURTAS IMAGEM E SOM UFSCar 2017
Todos os anos, estudantes do curso de Imagem e Som da UFSCar realizam curtas-metragens como trabalhos de conclusão de curso. Porém, há muitos filmes amadores sendo feitos por alunos de todos os anos! Na 1ª Mostra de Curtas Imagem e Som, vamos conferir alguns dos trabalhos mais recentes produzidos durante a graduação, desde o primeiro até o quarto ano de curso!
Após a sessão, o público poderá conversar com os autores dos vídeos em um bate-papo descontraído. Participe!
CÉU SEM COR
2017, Drama, 13 minutos, Livre
Após um acidente, o artista plástico Roberto passa a ver o mundo em preto e branco, por dentro e por fora. Entre desenhos e trilhos, ele encontrará Thereza que o levará a andar na contramão, de volta à felicidade.
RECLUSO
2017, Drama, 14 minutos, 12 anos
Júlio experiencia o ócio enquanto acreditava estar sozinho em seu apartamento.
EM NOME DO PAI
2017, Drama, 8 minutos, 12 anos
Três irmãos precisam ocultar um segredo horrível antes que a mãe dos mesmos chegue em casa.
O HOMEM DO SACO
2017, Terror/Suspense, 24 minutos, 14 anos
Numa pequena e isolada cidade do interior, um rapaz precisa buscar seu irmão caçula enquanto sua mãe está fora a trabalho. Com o Homem do Saco à espreita e uma criança desaparecida, manter seu irmão a salvo não será fácil.
IMPULSO
2017, Drama, 10 minutos
O término do namoro de um casal revela atitudes que podem ter consequências graves para ambos.
DE PASSAGEM
2017, Animação, 14 minutos, Livre
Um homem, insatisfeito com sua própria vida, se imagina vivendo cada dia na pele de um estranho diferente. O hábito foge do controle quando, um dia, ele encontra algo em uma dessas vidas que não tinha encontrado em nenhuma outra.
A REPÚBLICA
2017, Found Footage, Suspense/Comédia, 30 minutos, 14 anos
Cinco amigos universitários alugam uma casa com o intuito de montarem uma república. Mal sabem eles, mas a casa é mal-assombrada. Antigamente, era utilizada como centro para rituais de uma seita. Fatos estranhos acontecem diariamente no interior da casa, e um dos moradores desaparece.
ALÉM DAS ESTRELAS
2017, Live Action/Animação, 17 minutos, Livre
Ana tem muita pressa em terminar sua receita de bolo. Entre um ingrediente e outro, a jovem lida com memórias da infância, como a perda dos pais e os desafios de uma vida adulta na qual é responsável por sua avó, já bem idosa.
Indicado ao prêmio de melhor trilha sonora original para curtas no Fimucité, Festival Internacional de Música de Cine de Tenerife (Espanha, 2017), seleção oficial da Mostra de Cinema Universitário de Curitiba (2017) e da Mostra Audiovisual de Cambuquira (2017) além de integrar a filmoteca da Bogoshots Film Festival, dentro do 15º Bogotá Short Film Festival (Colômbia, 2017).
24 – UM SONHO DE LIBERDADE
The Shawshank Redemption, EUA, 1994, Drama, 142 minutos
Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
Na Prisão Estadual de Shawshank, todos os presos são inocentes, ao menos é o que eles dizem. Mas um deles é diferente. Andy Dufresne era um jovem banqueiro de sucesso quando foi condenado a duas prisões perpétuas pelas mortes de sua mulher e do amante dela. No tribunal, ele afirmou que pretendia matá-los, mas desistira da ideia no meio do caminho e se livrara da arma. Com todas as provas contra ele, Andy é mandado para Shawshank, prisão disciplinada por guardas violentos e dirigida pelo religioso hipócrita Samuel Norton. O ex-banqueiro rapidamente faz amizade com Red, um preso que faz contrabando de objetos não perigosos para dentro da prisão. Com penas tão longas, os prisioneiros de Shawshank se acostumam e até começam a gostar do lugar, mas Andy é diferente, fazendo tudo que está ao seu alcance para mostrar que a liberdade e a esperança não podem ser esquecidas.
Considerada por alguns críticos como um dos melhores filmes americanos já feitos, a história de Andy Dufresne é uma ode à liberdade. Os personagens, mesmo os coadjuvantes como o velho Brooks, são tão bem construídos que nos apegamos a ponto de nos colocarmos nos lugares deles. O filme consegue transmitir o sentimento de institucionalização, do passar dos anos perdidos em uma prisão.
Um Sonho de Liberdade é baseado em um conto de Stephen King chamado Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank. Conhecido como Mestre do Terror, o autor mostra que também sabe fazer dramas muito bem. O longa foi indicado a sete Oscars, mas não levou nenhum, uma das maiores injustiças cometidas pela Academia. Frank Darabont e Stephen King refizeram a parceria em outro filme de temática parecida, À Espera de Um Milagre.
Felipe Augusto Hencklain
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Encarceramento
Contém: Violência
Dia 31 – Não haverá sessão
Apoio Cultural: Hi-Fi Discos & Mídia
O CDCC fica na Rua Nove de Julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772